Virada Esportiva terá fim de semana de atividades gratuitas

Com o tema Desperte o esportista que existe em você, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo será nos dias 5 e 6 de novembro

Na imagem, atleta de Highline no Centro da cidade de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) promove nos dias 5 e 6 de novembro a Virada Esportiva 2022. O evento é realizado desde 2007 e faz parte do calendário oficial da cidade. Tem como objetivo promover a prática de atividades físicas, esporte e lazer, além de combater o sedentarismo e estimular a ocupação dos espaços públicos pela população. Serão mais de mil eventos em todas as regiões de São Paulo.

As atividades propostas são para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Serão mais de mil atividades. A programação está no site prefeitura.sp.gov.br/viradaesportiva.

A Virada Esportiva já reuniu público de 3 milhões, sendo um dos eventos com maior número de participantes no mundo. Neste ano,a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer conta com a parceriada Secretaria de Estadual de Esportes de São Paulo.

Padrinhos e Madrinhas

A Virada Esportiva 2022 terá padrinhos e madrinhas que vão ajudar o paulistano a colocar o esporte em sua vida, com mensagens de incentivo nas redes sociais e também em alguns eventos. Já confirmaram presença:

Rodrigo Minotauro (Ex-Lutador de MMA);
Poliana Okimoto (Ex-Nadadora);
Servílio de Oliveira (Ex-Lutador de Boxe);
Bolinha de Oliveira (Lutador de Boxe);
David Lourenço (Lutador de Boxe);
Rosemar Coelho (Corredora);
Jadel Gregório (Ex-Saltador no Atletismo);
Igor de Souza (Ex-Nadador de maratona aquática);
Gabriel Gubela (Ex-Jogador de Futebol);
Abner Teixeira (Lutador de Boxe);
Fofão (Ex-Jogadora de Vôlei);
Daniel Dias (Ex-Nadador paralímpico);
Fábio Villa Verde (Ator);
Marcelo Grangeiro (Professor de Dança);
Ricardo Prado (Ex-Nadador);
Natasha Rosa (Atleta de LPO).

OMS alerta para doenças provocadas pelo sedentarismo

Estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último mês de outubro, no relatório inédito de status global sobre atividade física 2022, alerta que 500 milhões de pessoas terão doenças cardíacas e diabetes até 2030 devido ao sedentarismo. A falta de atividade física terá custo anual de US$ 27 bilhões (R$ 142 bilhões) aos cofres de 194 países analisados.

Segundo a OMS, apenas 30% desses países têm diretrizes nacionais de atividade física que contemplam todas as faixas etárias. O processos dos governos desses países também é lento no sentido de elevar os níveis de prática de atividades físicas para prevenir doenças e aliviar os sistemas de saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 22% da população brasileira está obesa. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também mostrou recentemente que três em cada dez adultos, no Brasil, devem sofrer de obesidade até 2030. As doenças cardiovasculares, por sua vez, especialmente infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), já mataram, em 2022, mais de 300 mil brasileiros — uma média de 1.100 por dia, ou 46 por hora, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A OMS recomenda que adultos façam até 300 minutos de atividade física por semana – até uma hora de exercícios por cinco dias, para combater o risco de morte precoce associada ao sedentarismo, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 Já os idosos devem realizar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força em intensidade moderada em três ou mais dias da semana.

Pesquisadores da Universidade Vanderbilt, no Tennessee, Estados Unidos, descobriram que 8.200 passadas diárias, o equivalente a 6,8 quilômetros, são suficientes para uma pessoa conseguir manter o peso e não engordar. As caminhadas também reduzem problemas relacionados a transtornos de depressão, refluxo e apneia do sono.

Atrações da Virada Esportiva

A SEME, além de organizar e promover a Virada Esportiva, atua diretamente com as atividades oferecidas pelos 46 Centros Esportivos, mais de 250 Clubes da Comunidade e o Centro Olímpico. Eventos são realizados nos CEUS, academias e clubes particulares. Entidades parceiras vão promover atrações radicais, como o bungeejump, parede de escalada, tirolesa, entre outras. Eventos tradicionais, como as corridas de rua, passeios de carrinho de rolimã, futebol, basquete, vôlei, basquete 3x3, ginástica, alongamento, artes marciais e dança também estarão presentes na Virada Esportiva 2022.A programação está no site prefeitura.sp.gov.br/viradaesportiva.

Colaboração

Além das atrações contratadas pela SEME, a Virada Esportiva, é também um evento de união e parceria da Prefeitura de São Paulo com as mais variadas entidades. Academias, clubes (SindClube), Sistema S e empresas ligadas ao esporte promovem atividades na Virada.

São parceiros da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer na realização da Virada Esportiva 2022 as Secretarias de Governo, Subprefeituras, Educação, Saúde, Cultura, Turismo, Pessoa com Deficiência, Relações Internacionais, Assistência e Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Verde e Meio Ambiente, Segurança Urbana, SPTrans, CET, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Esportes e Sabesp.