Ex-técnico da Seleção Feminina de Handebol, campeão mundial, visita o COTP e anuncia curso para treinadores

Morten Soubak, técnico dinamarquês, veio conhecer a nova academia ao ar livre do Instituto MUDE

Na imagem, comissão técnica de handebol do Centro Olímpico junto com ex-técnico da Seleção Feminina de Handebol, Morten Soubak.

Nesta quarta-feira (03), foi inaugurado a academia ao ar livre, parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Instituto MUDE, no Parque das Bicicletas, em Moema. Morten Soubek, técnico dinamarquês de handebol e que ficou famoso ao comandar o único título mundial de uma seleção brasileira na modalidade com a equipe feminina em 2013, esteve visitando novamente as instalações do Centro Olímpico a convite de seu amigo, Daniel Suárez, o “cubano” e aproveitou para conhecer a academia.

A academia é bonita, o nível, a qualidade apresentada é fora do normal. Espero que tenha muitas pessoas que possam aproveitar, dá para trabalhar musculação, já tem o parque para correr”, exaltou o treinador que mostrou admiração pela iniciativa e pelos equipamentos.

Morten também exaltou a estrutura do COTP: “Está muito bom, para mim é importante ter uma quadra de tamanho oficial (40x20m), em muitos lugares do Brasil não é assim. Fica mais dentro da realidade para os atletas e para o curso que vou aplicar”.

O técnico revelou que nos dias 09, 10 e 11 de setembro ministrará um curso voltado para outros treinadores baseado em tomadas de decisão de contra-ataque e movimentos defensivos do handebol que será realizado no Centro Olímpico. Soubak, mesmo não morando no Brasil há alguns anos, ainda está preocupado com o desenvolvimento da modalidade.

Mesmo com a preocupação, Morten não poupou o cenário atual do handebol no país: “Eu tenho que tomar cuidado para responder porque estou fora há muitos anos, mas, ao comparar com os países-referência na Europa, o Brasil está muito atrás, infelizmente. Não tem a mesma estrutura, as mesmas ligas, a mesma atenção, não tem um jogador que ganha dez mil euros, não tem cinco mil espectadores nos ginásios, não tem um programa na televisão que fale apenas de handebol”, finalizou Souback.


Texto: Juvenal Dias - juvenaldias@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Deusarina Santana - dasantana@prefeitura.sp.gov.br