PREFEITURA DE SÃO PAULO

Parque das Bicicletas ganha academia ao ar livre

Equipamentos foram instalados pela Mude, em parceria com a SEME

03/08/2022 15h00

Na imagem, academia ao Ar Livre no Parque das Bicicletas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e a Mude inauguraram nesta quarta-feira (03) a Academia ao Ar Livre do Parque das Bicicletas, em Moema, na zona sul da capital.

O uso da academia será totalmente gratuito e o acesso se dará através do cadastro, também gratuito, no aplicativo Mude - Yoga e Fitness. Os usuários poderão utilizar os equipamentos de musculação, fabricados em aço inox pela própria Mude, que devido à matéria prima e durabilidade, são próprios para o ar livre.

Na imagem, fachada da academia ao ar livre no Parque das Bicicletas

Além disso, para quem prefere se exercitar em grupo, também serão realizadas diversas aulas coletivas que conectam as pessoas em uma energia de comunidade, como: Yoga, HIIT, Funcional, Dança e muito mais; tudo sob a condução de profissionais especializados que resguardam as boas práticas e segurança dos alunos. Inicialmente, irá funcionar às segundas, quartas e sábados pela manhã.

A instalação da Academia ao Ar Livre foi feita por meio de parceira, com o espaço cedido pela SEME e a instalação e manutenção sendo de total responsabilidade da Mude. A Academia do Parque das Bicicletas é a segunda da Mude em São Paulo e a primeira em parceria com a SEME. CEO da Mude, Marcus Moraes, disse que a ideia é ampliar os projetos com a Secretaria de Esportes para oferecer qualidade de vida à população.

“Nosso propósito é conectar a população das cidades onde a gente atua com os espaços urbanos. As pessoas usando os espaços e vendo que são de qualidade irão preservar os equipamentos, vão ter saúde mental e física, isso é mais que um equipamento esportivo, é um equipamento de saúde."

Na imagem, munícipe treinado na academia ao ar livre no Parque das Bicicletas

O Parque das Bicicletas é um ambiente verde e acolhedor, que fica em uma região movimentada, de fácil acesso e conta com uma infraestrutura dedicada aos esportes: ciclovia, área para patins, skate, patinete, pista de caminhada e áreas de lazer.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, destacou os benefícios para a população de uma academia como a que foi instalada no Parque das Bicicletas.

“Quanto mais a gente investe em esportes, mais a gente investe em qualidade de vida, inclusive saúde mental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem estudos que indicam que a cada 1 dólar investido em esporte, são 3 dólares economizados em ações de saúde, por isso a importância dessa parceria com a Mude."

No Parque das Bicicletas também fica a pista de atletismo e todo o complexo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer dedicado à formação de atletas de alto rendimento.