O COTP mudou a minha vida: Daniel Suarez, o "Cubano"

Campeão mundial está a mais de uma década no Centro Olímpico

 Na imagem, o supervisor e técnico Daniel Robert Suarez de braços cruzados com o fundo verde. Logo abaixo, o brasão do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

Daniel Robert Suarez, 56, mais conhecido como “Cubano”, atua como supervisor e técnico de handebol nas quadras do Centro Olímpico desde 2009. O ex-atleta da Seleção Cubana e da Metodista de São Bernardo, nasceu em Pinar Del Rio, Cuba, na América Central.

Foi descoberto aos 7 anos por olheiros da escola de iniciação de esportes de alto rendimento, donde começou a desbravar o mundo do handebol, chegando à seleção principal do seu país em 1984. Ao longo dos anos, recebeu o apelido de “Manivela” por possuir arremessos super potentes, além de conquistar diversos títulos internacionais, entre eles: os Jogos Pan-americanos (1991 e 1995) e o Mundial Interclubes do Catar (2002).

Mas foi nas dependências do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul de São Paulo, que Suarez cresceu e brilhou como técnico e supervisor da modalidade: “O Centro Olímpico mudou muita coisa na minha vida...comecei a trabalhar com a categoria feminina (crianças e jovens) e com seleções brasileiras de base, aqui me tornei campeão mundial universitário...”, exaltou.

Na imagem, o técnico de handebol Daniel Suarez com as atletas do Centro Olímpico

No Centro Olímpico,“Cubano” já teve 5 convocações para os jogos Sul-Centro, para treinador da seleção juvenil e também para auxiliar-técnico da Seleção Brasileira Júnior.

O excelente desempenho de Daniel como técnico e de sua equipe é demonstrado através das convocações internacionais e nacionais de suas atletas: “...algumas de nossas atletas, de já terem sido convocadas como: a Mel, a Bia, a Melanie, a Gabi, recentemente a Melissa e a Luana Forte, demostra a importância desse trabalho que estamos fazendo no COTP para que cada vez mais, a modalidade cresça em nossa cidade.”, disse.

“O handebol é minha paixão, minha vida, eu me apaixonei no primeiro momento...ele pra mim é tudo...Sou muito grato ao handebol e acima de tudo estou proporcionando aquilo que o esporte me deu e me proporcionou para as futuras gerações...”, afirma.

 

Texto e Imagem: Deusarina Santana - dasantana@prefeitura.sp.gov.br