Comissão técnica de futebol feminino da Seleção Brasileira de base acompanha treino do Centro Olímpico

O treinador do São Paulo Futebol Clube, Lucas Piccinato que iniciou sua carreira no COTP também observou as atividades

Na imagem, o treinadores Lucas Piccinato, Jonas Urias, Vinicius e a auxiliar Jessica de Lima

Na ultima quinta-feira (27), o Centro Olimpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), recebeu a visita do treinador da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, Jonas Urias juntamente com sua auxiliar Jessica de Lima.

Além da comissão técnica da Seleção também esteve presente o comandante do time feminino do São Paulo Futebol Clube, Lucas Piccinato. Os treinadores acompanharam o treinamento das equipes Sub-11 e Sub-15 do COTP e fizeram uma breve palestra para as jogadoras. A auxiliar técnica, Jéssica, participou das atividades no campo junto com as atletas.

Na imagem, o time Sub-15 do Centro Olímpico reunido.

Vale destacar que, Jonas Urias, de 33 anos iniciou a sua carreira como técnico no Centro Olímpico. Enquanto esteve no COTP, ele foi eleito o melhor treinador Melhor Treinador do Campeonato Paulista Feminino em 2016. Em 2017, Jonas assumiu o time Feminino do Sport onde conquistou o título do Campeonato Pernambucano, na época em que equipe passava por um jejum de sete anos sem título.

“O Centro Olímpico tem um ambiente que é muito favorável para a formação de atletas e agente vê isso acontecendo na prática. Hoje na Seleção Brasileira principal podemos ver jogadoras que passaram por aqui quando tinha 11 anos de idade, como a Ary Borges e dentre outras atletas. Isso é uma prova longitudinal de como esse ambiente é formador e rico”, comenta Jonas.

Pela Seleção de Base Sub-20 o Técnico já acrescentou em sua carreira o título da inédita edição da Liga Conmebol Sul-Americana em 2020.

“Aqui no Centro Olímpico eu aprendi a amar o futebol feminino, aqui eu aprendi a contribuir para o futebol feminino e na carreira das jogadoras, e aqui eu acho que de alguma forma eu transmiti essa paixão para alguém. Então, eu vejo que o Centro Olímpico é grande parte daquilo que eu sou como treinador e como pessoa”, afirma Jonas.

Na imagem, time sub-11 do Centro Olímpico reunido.

Antes de chegar no São Paulo FC, Lucas Piccinato também fez parte da comissão técnica do COTP entre 2014 e 2018. Ele esteve na comissão que contou com a participação de Arthur Elias, treinador multicampeão que atualmente comanda o Corinthians.

Em 2019, Lucas foi anunciado como novo treinador da equipe feminina principal do São Paulo Futebol Clube. Logo em sua primeira temporada a frente da equipe conquistou o Brasileirão A2. Além disso, na mesma temporada, o tricolor foi vice-campeão do Campeonato Estadual e da Copa Paulista.

“Eu não seria nada como treinador se eu não tivesse passado pelo Centro Olímpico, isso se deve as experiências que eu passei por aqui, pelas pessoas que eu conheci aqui, como atletas e comissões técnicas. Esse lugar não é só um celeiro de grandes atletas em 11 modalidades diferentes como também de treinadores. Foi muito especial ter passado por aqui”, disse Lucas.

Ao todo, no comando do time são paulino, Piccinato já disputou pouco mais de 97 jogos e no ano de 2019 foi eleito o melhor treinador do Campeonato Paulista Sub-20.

Sobre Centro Olímpico

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é o equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME) voltado ao esporte de alto rendimento. Esta característica o diferencia dos demais equipamentos da SEME, onde se pratica o esporte de participação sem a preocupação com o treinamento específico, em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas. Na prática, isso se traduz no funcionamento nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 18 anos participando das principais competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais de suas faixas etárias, sem nenhum custo para atletas ou seus pais.


Texto:
Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Giovanna Gravina - ggravina@prefeitura.sp.gov.br