Centro Olímpico comemora 46 anos de história

Veja lista com os grandes atletas destaques

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), está comemorando nesta quinta-feira (3) 46 anos de história.

 

Na imagem, estão as quadras poliesportivas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).


Fundação

Criado em fevereiro de 1976, o Centro Olímpico é uma unidade destinada ao aperfeiçoamento de atletas das categorias de base (crianças e adolescentes) com potencial para integrar futuras seleções brasileiras adultas. No final da década de 1970, treinavam no local nomes que ficariam famosos no cenário esportivo anos depois, como Hortência (Basquete), Amauri e Montanaro (Vôlei), João do “Pulo” (Atletismo), Ricardo Prado (Natação) e Chiquinho de Jesus (Boxe).

Nos anos 1980, o Centro Olímpico formou durante a década uma geração de atletas que atingiram resultados expressivos como a levantadora da Seleção Brasileira de vôlei feminino Fofão, que disputou quatro Jogos Olímpicos. Considerado referência nacional nas modalidades olímpicas, grandes nomes do esporte já treinaram no COTP e, até hoje, jovens talentos despontam como atletas de alto rendimento.

Talentos do COTP em Tóquio

Nas Olimpíadas de 2021, realizada em Tóquio (Japão), 13 atletas que treinaram no Centro Olímpico participaram da competição. Só no time de futebol feminino foram nove nomes:


Letícia Izidoro;
Érika;
Tamires;
Jucinara;
Julia Bianchi;
Duda;
Debinha;
Geyse;
Andressa Alves.


Foram para a capital japonesa ainda: Wallace (Vôlei), Aline Silva (Wrestling), Bruna de Paula (Handebol) e Felipe dos Santos (Atletismo). Considerada uma das grandes expoentes da atual equipe de Luta Olímpica do COTP, Beatriz Rodrigues também viajou com a delegação brasileira, mas para ser sparring, auxiliando a equipe nos treinamentos.
Além disso, outros ex-atletas do Centro Olímpico foram para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na função de guias de corredores com deficiência visual. São eles: Anderson Machado, Renato Benhur, Matheus Santos e Rodrigo Chieregatto.


Para o ex-judoca e diretor do Centro Olímpico, Mário Maeda, o equipamento auxilia os jovens atletas a se desenvolverem como profissionais e como pessoas.


“O Centro Olímpico ajuda na preparação dos atletas e também na construção do sonho das famílias. Muitos jovens veem através do esporte a oportunidade de mudar de vida. O mais importante são os valores que o Centro Olímpico passa para os atletas, como na formação do caráter”.


O diretor seguiu falando que busca manter a atual metodologia de ensino para seguir obtendo resultados positivos nas competições.


“A maior expectativa que temos é de que o Centro Olímpico siga nessa linha de revelar grandes atletas em diversas modalidades, sendo inclusivo a todas as faixas sociais, além de conseguir resultados importantes nas competições futuras”.

Os atletas do Centro Olímpico ganharam 19 medalhas em competições internacionais pelas Seleções Brasileiras de suas modalidades em 2021. Além disso, cinco jogadoras do futebol feminino e o treinador Rodrigo Coelho fizeram parte da Seleção Brasileira que foi campeã dos Jogos Mundiais Escolares, na Sérvia.

Destaque da ginástica artística nacional e possível nome da equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, Christal Bezerra estreou na Seleção Brasileira adulta em 2021 e brilhou no Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro, conquistando três medalhas.

Ainda em competições internacionais, o Centro Olímpico esteve presente com três atletas (Caio Teixeira e Sophia Salvi do atletismo, e Gabriela Barbosa, da ginástica artística) em uma dos principais eventos das categorias de base do continente, os Jogos Pan-Americanos da Juventude, disputados em Cáli, na Colômbia. Os atletas conquistaram três medalhas no total: duas com Caio Teixeira, e uma com Gabriela Barbosa.


Veja abaixo a lista com os nomes e os resultados das modalidade em 2021:


ATLETISMO


As equipes masculina e feminina de atletismo do Centro Olímpico encerraram 2021 na liderança do ranking nacional da modalidade elaborado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que levou em conta os resultados das principais competições nacionais em 2021. Este excelente desempenho no ano coloca o Centro Olímpico como a principal força do atletismo brasileiro no momento atual.

O Centro Olímpico teve atletas convocados para representar a Seleção Brasileira em quatro competições internacionais em 2021 (Campeonato Mundial Sub-20, Campeonatos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-20, e Jogos Pan-Americanos Júnior) e conquistou 13 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e uma de bronze.

Além dos atletas, a comissão técnica do Centro Olímpico também foi reconhecida pelo bom trabalho realizado, com os treinadores Victor Fernandes, Ricardo Barros e Alexandre Moratto sendo convocados para atuarem pela Seleção Brasileira em torneios internacionais.

Em quatro torneios nacionais disputados (Campeonato Brasileiro Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23), o Centro Olímpico ganhou um total de 29 medalhas, sendo 14 ouros, 8 pratas e 7 bronzes. Em âmbito estadual, nos Campeonatos Paulista Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23, o Centro Olímpico conquistou 39 medalhas no total, sendo 19 ouros, 12 pratas e 8 bronzes.

DESTAQUES INDIVIDUAIS

Vivica Ifeoma: destacou-se por fazer parte da Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Mundial Sub-20, terminando na décima colocação no salto triplo. Na mesma prova, conquistou o título nacional no Campeonato Brasileiro Sub-20, e foi bronze no Brasileiro Sub-23.

Giovana Corradi: destacou-se por fazer parte da Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Mundial Sub-20, terminando na oitava colocação no salto em distância, onde também chegou às semifinais dos 100m com barreiras. Atleta versátil, foi campeã no heptatlo nos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano Sub-20, além da prata nos 100m com barreiras no Brasileiro Sub-23, entre outras conquistas.

Caio Teixeira: conquistou duas medalhas de prata na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizados na Colômbia. Caio sagrou-se vice-campeão nos 400m com barreiras, e no revezamento 4x400m masculino.

Leticia Quingostas de Oliveira: realizou uma excelente temporada, sendo eleita a melhor atleta feminina no Campeonato Brasileiro Sub-18, além de bater o recorde brasileiro de categoria nos 400m com barreiras na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-18, prova na qual foi a campeã. Leticia conquistou quatro medalhas na disputa de duas edições do Campeonato Sul-Americano (Sub-18 e Sub-20), além de outras sete em torneios nacionais (Campeonato Brasileiro Sub-18, Sub-20 e Sub-23).

Vanessa Sena: especialista no salto em distância, conseguiu duas medalhas na prova em duas edições diferentes do Campeonato Sul-Americano, sendo ouro no Sub-18 e bronze no Sub-20. No Brasil, foi campeã nacional Sub-18, e conquistou a prata no Campeonato Brasileiro Sub-20.

Renan Firakawa: consagrou-se com seu desempenho brilhante no Campeonato Brasileiro Sub-16, ao conquistar três medalhas de ouro (salto com vara, salto em distância e revezamento 4x75m masculino), o que lhe rendeu o prêmio de atleta destaque do evento no naipe masculino.

Aurélio Miguel: conquistou medalhas no salto com vara em três edições diferentes do Campeonato Brasileiro. Ganhou ouro no Sub-18, prata no Sub-20 e Sub-23.

BASQUETE

Premiação da atleta Mayra Aparecida Gregório como cestinha do Campeonato Estadual Sub-13 feminino, com 176 pontos anotados no torneio (média de 17,6 pontos por partida). Convocação da treinadora Alessandra Minati para desempenhar a função de assistente técnica da Seleção Brasileira sub-19 feminina, que disputou o Campeonato Mundial da categoria, na Hungria.

BOXE

Jhonatan Nogueira e Luiz Carlos Ferreira.


FUTEBOL

Vice-campeão da Liga de Desenvolvimento sub-14 feminino, organizado pela CBF e considerado o Campeonato Brasileiro da categoria. O time venceu Grêmio (RS), Minas Brasília (DF) e o Criciúma (SC) na primeira fase, e chegou à final ao vencer a Ferroviária (SP) na semifinal. A única derrota aconteceu na disputa do título, contra o Internacional (RS). O Centro Olímpico era, até então, o atual bicampeão do torneio.


DESTAQUES

Convocação das atletas Tayna Prates, Carolina Zacharias, Mariana Feitosa, Icyla Queiroz e Amanda Vital, além do treinador Rodrigo Coelho, para a equipe que representou o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares na Sérvia, em setembro, na qual o time nacional conquistou o título. Convocação das atletas Carolina Zacharias e Amanda Vital para treinamentos com a Seleção Brasileira feminina sub-17.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Conquista de seis medalhas em campeonatos internacionais, com as atletas Christal Bezerra e Gabriela Barbosa. Conquista de 26 medalhas em campeonatos nacionais, em diversas categorias.


RESULTADOS INDIVIDUAIS

Christal Bezerra: três medalhas internacionais conquistadas no Campeonato Pan-Americano Adulto (ouro na competição por equipes, prata nas barras assimétricas, e bronze no solo) no Rio de Janeiro, na estreia dela na seleção brasileira adulta. Na competição, a treinadora Beatriz Fragoso, do Centro Olímpico, fez parte da comissão técnica da seleção brasileira. Christal também ganhou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Sênior, em agosto em Aracaju, sendo dois ouros (solo e salto) e dois bronzes (individual geral, e por equipes).

Gabriela Barbosa: três medalhas internacionais conquistadas pela ginasta com a seleção brasileira juvenil, sendo duas no Campeonato Pan-Americano Juvenil (prata na competição por equipes e bronze na trave), disputado no México em junho, e uma nos Jogos Pan-Americanos Júnior (prata na competição por equipes), disputado na Colômbia entre novembro e dezembro; quatro medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro Juvenil em agosto, em São Bernardo do Campo, sendo ouro nas barras assimétricas, prata no individual geral e no solo, e bronze na trave; bronze no Campeonato Brasileiro Sênior, na competição por equipes.

Pedro Henrique de Jesus: considerado um dos destaques da nova geração da ginástica artística brasileira, Pedrinho brilhou no Campeonato Brasileiro Juvenil (sub-15), em agosto em São Bernardo do Campo, com a conquista de cinco medalhas de ouro (individual geral, cavalo com alças, argolas, salto e barras paralelas) e um bronze (barra fixa). No Campeonato Brasileiro Infantil (sub-14) em outubro em Aracaju, também foi campeão no individual geral e bronze na competição por equipes.

Kayke Santos: conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Juvenil (sub-17) em agosto em São Bernardo do Campo. Prata nas barras paralelas e na competição por equipes, e bronze no solo e no salto.

Bruno Ferreira: conquistou três medalhas no Campeonato Brasileiro Juvenil (sub-17) em agosto em São Bernardo do Campo. Ouro nas barras assimétricas, prata por equipes, e bronze no individual geral.

Sophia Santos: conquistou três medalhas em competições nacionais em 2021. Prata nas barras assimétricas e na competição por equipes no Campeonato Brasileiro Pré-Infantil (10 anos), e bronze no individual geral no Campeonato Brasileiro Infantil (10 e 11 anos).

HANDEBOL

Jisseli Isadora Monteiro foi eleita a melhor ponta-direita do Campeonato Brasileiro Feminino Infantil, disputado em São Luís (MA).


DESTAQUES INDIVIDUAIS

Categoria mirim: Isabela Maria, Isabela Formigoni, Gabriela Freitas Ribeiro, Ana Luiza Paiva Santos e Sophia Gardilcic.

Categoria infantil: Sophia Dias Menezes, Mariana Coelho, Giovanna Friggi, Sophia Madeira Ferro e Jisseli Isadora Monteiro.

Categoria cadete: Ingrid Medeiros, Alana Camargos, Lívia Werninghaus, Lara Zanqueta e Rafaela Nunes.

Categoria juvenil: Luisa Albineli, Gabriella da Cruz, Melissa Moura, Bianca Teodoro e Carolina Santos Souza.

Categoria júnior: Melissa Rocha, Julia Harumi, Claudia Lissara, Juliana Pereira e Beatriz Omena.
 

LEVANTAMENTO DE PESO


Apesar de recém-inaugurada, a equipe de levantamento de peso já conseguiu ótimos resultados nas primeiras semanas de implantação da modalidade, com três medalhas conquistadas em competições nacionais, e atletas sendo convocados para torneios internacionais.


PRINCIPAIS RESULTADOS

Emily Rosa: vice-campeã no Campeonato Brasileiro Sênior, disputado no Rio de Janeiro em setembro, na categoria até 49kg; campeã do Open Militar, disputado no Rio de Janeiro em dezembro. Ela foi convocada para a disputa do Campeonato Pan-Americano Sênior, realizado em novembro de 2021 em Guayaquil, no Equador, na qual ela ficou na sétima posição na categoria até 49kg.

Felipe Ramos Dias: campeão no Campeonato Brasileiro Sub-17, disputado no Rio de Janeiro em setembro, na categoria até 81kg. Convocado para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Sub-17, que acontecerão em abril de 2022 em Buenos Aires, na Argentina.

Beatriz Kamille de Lima Santos: medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-17, disputado no Rio de Janeiro em setembro, na categoria até 55kg. Convocada para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Sub-17, que acontecerão em abril de 2022 em Buenos Aires, na Argentina.


NATAÇÃO

Conquista de 15 medalhas no Campeonato Paulista nas categorias petiz e infantil e 27 medalhas nas três etapas do Circuito Mirim da Federação Aquática Paulista (FAP).


PRINCIPAIS RESULTADOS INDIVIDUAIS

Henrique Isao: ouro nos 100m peito, nos 100m borboleta e nos 200m medley no Campeonato Paulista Petiz de Inverno; ouro nos 100m peito e nos 100m borboleta, e prata nos 100m costas no Campeonato Paulista Petiz de Verão.

Miguel Messias: prata nos 100m costas e bronze nos 100m borboleta no Campeonato Paulista Petiz de Inverno;

Pietro Góes: prata nos 100m borboleta no Campeonato Paulista Petiz de Inverno, e também no Campeonato Paulista Petiz de Verão.


VÔLEI

TÍTULOS:

Troféu Eficiência, dado pela Federação Paulista de Volleyball (FPV), por conta dos excelentes resultados conquistados pelo Centro Olímpico nos campeonatos da entidade no naipe masculino na temporada 2021.

Campeão da Taça Paraná 2021 com a equipe sub-16 masculina (14/15 anos), com vitória sobre o Minas Tênis Clube na final por 3 a 2, na cidade de São José dos Pinhais (PR). O time finalmente conquistou o título, em sua sétima participação no torneio.

Campeão da Copa Minas 2021 na categoria sub-15 masculina, e vice-campeão na categoria sub-17 masculina, no torneio realizado na cidade de Belo Horizonte (MG).

Campeão do Campeonato Paulista Sub-17 masculino após 10 anos, com vitórias sobre o Vôlei Renata na semifinal, e sobre Mauá na final.

Campeão do Campeonato Metropolitano Sub-15 masculino, com vitórias sobre o São Caetano na semifinal, e sobre Mauá na final.

Campeão do Campeonato Metropolitano Sub-15 feminino, com vitórias sobre o Regatas na semifinal, e sobre Barueri na final.

Campeão da série prata (5º lugar na classificação geral) do Campeonato Metropolitano na categoria sub-13 feminino.

DESTAQUES INDIVIDUAIS

Felipe Veiga Afonso Silva, capitão da equipe sub-17 masculina.

Raquel Hsu Lo, líbero do sub-15 feminino.


LUTA OLÍMPICA

A atleta Beatriz Reis fez parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, para ser a reserva de Aline Silva (ex-atleta do Centro Olímpico) e sparring da mesma nos treinamentos realizados no Japão antes da Olimpíada. Ainda, a equipe feminina conseguiu a segunda colocação no ranking nacional do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em 2021. Foram 48 medalhas conquistadas pela equipe de wrestling em competições nacionais, sendo 24 de ouro, 11 de prata e 13 de bronze.

Beatriz Reis: 3 medalhas (prata no Campeonato Brasileiro Sênior; bronze no Campeonato Brasileiro CBC Interclubes Sênior e no Brasileiro Regional de Cubatão).

Vinicius Joaquim: 5 medalhas (ouro na Copa Brasil Sênior, Campeonato Brasileiro Sub-23, Campeonato Brasileiro Regional de Manaus e no Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior; bronze no Campeonato Brasileiro Regional em São Paulo).

Evelyn Matos: 6 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro Regional em São Paulo; prata no Campeonato Brasileiro Sub-23, Campeonato Brasileiro Regional em Manaus e no Campeonato Brasileiro CBC Interclubes Sênior; bronze no Campeonato Brasileiro Sênior e no Campeonato Brasileiro Universitário).

Ailton Brito: 5 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro CBC Interclubes Sênior, Copa Brasil Sênior, Campeonato Brasileiro Regional em Manaus e no Brasileiro Regional Sênior de Cubatão; prata no Campeonato Brasileiro Sub-23).

Giovanni Piazza: 6 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior, Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior, Campeonato Brasileiro Regional, Campeonato Brasileiro Sub-23 e Campeonato Brasileiro Júnior; prata na Copa Brasil Sênior).

Leticia Piazza: 9 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro Júnior e no Campeonato Brasileiro Regional em Manaus; prata na Copa Brasil Sênior, no Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior, no Campeonato Brasileiro Sub-23 e no Brasileiro Regional de Cubatão; bronze no Campeonato Brasileiro Sênior, Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior e no Campeonato Brasileiro Júnior Regional em Cubatão).

Kauanny Ramos: 6 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro Sênior, Campeonato Brasileiro Sub-23, Campeonato Brasileiro Regional em Cubatão e em Manaus, e Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior; prata na Copa Brasil Sênior).

Isabelle Alves: 5 medalhas (ouro no Campeonato Brasileiro Regional em Manaus e em São Paulo; bronze no Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior, no Campeonato Brasileiro Universitário e na Copa Brasil Sênior).

Atualmente, o Centro Olímpico atende em média 660 atletas, oferecendo aos jovens alimentação, vale transporte, fisioterapeutas e psicólogos. Ao todo, 11 modalidades são praticadas: Atletismo, Basquete, Boxe, Futebol, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Levantamento de Peso (LPO), Luta Olímpica, Natação e Vôlei.

 

Texto e Imagem: Cristian Moraes - cristianrocha@prefeitura.sp.gov.br