Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi reúne atletas do Brasil, Argentina e Venezuela para competições

Neste fim de semana acontece os Campeonatos Sul-Americano e Brasileiro de Sumô

A Confederação Brasileira de Sumô (CBS), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), realiza neste sábado (27) o Campeonato Sul-Americano de Sumô, o Campeonato Brasileiro de Sumô e a seletiva para o The World Games 2022. Os torneios acontecem no complexo administrado pela SEME, o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central da capital.

Ao todo, 120 atletas competirão. Os países participantes do Sul-Americano são Brasil, Argentina e Venezuela. Já a Federação Paraguaia não participará desta edição devido a dificuldades para treinar no período de pandemia. As equipes participantes do Brasileiro são: São Paulo, Grande ABC, Noroeste, Norte, Nova Central, Rio de Janeiro e Sudoeste. Por não ter tempo hábil para treino e levantamento de recursos, os times do Pará e do Rio Grande do Sul não competirão.

Como atleta de destaque que treina atualmente no Mie Nishi e vai competir no sábado, Rui Junior é um dos maiores lutadores de sumô da atualidade no Brasil, multicampeão brasileiro e sul-americano e vice-campeão pesado no último Mundial de 2019, em Osaka, no Japão.

Além dos Campeonatos na categoria masculina e feminina, terá também a seletiva para os Jogos Mundiais de 2022 que serão realizados em julho, em Birmingham, nos Estados Unidos, no Boutwell Auditorium. Para Wellington Bezerra, assessor de comunicação da Confederação Brasileira de Sumô, a realização das seletivas no torneio é muito importante. “Por ser considerado como um mundial, o The World Games é praticamente uma Olimpíadas dos esportes ainda não olímpicos, mas que já são reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). É um evento que acontece em geral de quatro em quatro anos”, comenta ele.

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi é o único local público do Brasil fora do Japão que possui ginásio para treinamentos semanais e campeonatos de sumô. “Em um momento sensível onde os esportes retomam suas atividades presenciais, contar com o ginásio de sumô Mie Nishi como palco de competições importantes é sempre um motivo de orgulho, tanto por sua singularidade, quanto por sua relevância na popularização do esporte como um reduto cultural e social”, finaliza Wellington.

 

Texto: Gabriela Caramigo - gocfermino@prefeitura.sp.gov.br

Imagem: Divulgação Confederação Brasileira de Sumô