Esportes estrangeiros da SEME: Beisebol

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi oferece treinos gratuitos da modalidade

Na imagem aparece um atleta praticando beisebol. No canto inferior está escrito "Beisebol - esportes estrangeiros"

O Beisebol é um esporte de origem majoritariamente americana, criado por Abner Doubleday em 1839, em Nova York. A modalidade é praticada entre duas equipes, cada uma com nove jogadores que alternam as posições de defesa e ataque. O jogo é dividido em turnos, totalizando nove ao todo. Um turno chega ao término quando os três batedores de um mesmo time não marcam pontos e são substituídos.

A dinâmica de uma partida de Beisebol se resume em o lançador jogar a bola para o batedor, três vezes. Atrás do batedor fica o apanhador, que pertence ao mesmo time do lançador. Caso o batedor consiga jogar a bola para longe, ele deve percorrer todas as bases. Ele poderá parar em uma base ou correr para a seguinte. Os interceptadores do time adversário devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. O batedor não poderá estar correndo quando os interceptadores relançarem a bola em direção à base.

O objetivo é que algum jogador do time adversário pegue a bola antes do batedor chegar a um destino. Caso ele consiga passar por todas as bases, será computado um ponto. Se a bola for parar fora do estádio, existe um home run, que também vale um ponto, porém essa jogada dificilmente acontece.

A modalidade estrangeira não tem muita popularidade entre os brasileiros. Porém, ainda assim, existem diversos praticantes e o maior complexo esportivo desse esporte está presente em São Paulo, no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi. O equipamento faz parte dos centros esportivos administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e, desde 21 de junho de 1958, disponibiliza a melhor estrutura para a prática da modalidade no país.

Além de sediar as principais competições nacionais e internacionais, o espaço já fez parte da carreira de alguns atletas brasileiros que iniciaram as suas carreiras por lá. José Augusto Pett, Marcel Vianna, Rafael Motooka, Tiago Magalhães e Tony Nakashima, que chegaram a disputar a principal liga da modalidade nos Estados Unidos, a Major League Baseball.

Alec Mizushima é treinador de Beisebol no Mie Nishi e comenta sobre a importância da prática do esporte entre as crianças e a procura pelos treinamentos.

“Já faz cinco anos que eu realizo os treinos aqui no estádio para crianças e adolescentes. Eu creio que o Beisebol cria um trabalho em grupo muito importante para as crianças e principalmente o desenvolvimento da disciplina entre elas. Somos uma boa referência e as procuras pelos treinos cresceram muito por conta de indicações,” disse Alec.

O aluno Lucas Majerowicz, de 10 anos, falou sobre como é praticar o esporte no estádio, como descobriu e começou a gostar da modalidade.

“Eu já gostava muito do esporte, acompanho muitos jogos pela TV ou Internet. Era tudo que eu queria achar: um lugar para praticar. Estou super feliz, acho esse lugar maravilhoso. Eu torço pelo Atlanta Braves e meu ídolo é o Jackie Robinson" afirmou Lucas.

Para todos os interessados em praticar a modalidade, os treinamentos acontecem todos os dias e esta disponível para todas as categorias.

 

SERVIÇO

Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Av. Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro – São Paulo – CEP 01142-200

Telefone: 3221-5105

Funcionamento: Segunda a sexta feira: 7h às 22h / Finais de semana e feriados: 8h às 18h


Texto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br