Thiago Pereira integra P.R.O. 16 e treina no COTP

Campeão Mundial é o mais novo atleta da equipe de Cielo e passa a treinar em São Paulo

Texto e fotos: Pedro Piva

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa se firma, cada vez mais, como celeiro de campeões do futuro e do presente. Entre os atletas consagrados que usufruem desta estrutura pública estão Maurren Maggi, Jadel Gregório e Cesar Cielo. Agora se soma a estes o recordista brasileiro em medalhas em Pan Americanos (18, sendo doze de ouro), o nadador Thiago Machado Vilela Pereira. Ele acaba de integrar a equipe P.R.O. 16 e fez hoje seu primeiro treino no COTP.

Thiago é natural de Volta Redonda (RJ) e, com a natação, já viajou o mundo. Há dois anos ele treina em Los Angeles, nos Estados Unidos e agora volta ao Brasil e escolhe como casa a capital paulistana. Acostumado a viver em grandes cidades ele só tem elogios a fazer sobre São Paulo: “É uma cidade incrível, grande, cheia de possibilidades, assim como Los Angeles. Voltar para o interior agora não dá”, completa às risadas.

Aos 13 anos, ainda no Rio de Janeiro, Thiago disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro Infantil. Então com a mesma idade de muitos dos garotos com quem ele divide as raias da piscina do COTP atualmente. Hoje com 25 anos ele lembra pouco daquela época, mas, se fosse falar algo a si mesmo do passado, “teria mais paciência”, porque “é preciso maturidade para competir e ela vem no momento certo para cada um, nesse meio tempo, muita gente de potencial desiste do esporte”, aconselha.

“Ainda assim”, recorda, “tudo aconteceu muito rápido para mim, as vitórias começaram e, quando me dei conta, estava nas Olimpíadas de Atenas, com 18 anos, nadando com os meus ídolos, Fernando Scherer e Gustavo Borges”. A meta de Thiago é terminar o ciclo olímpico de Londres 2012 alternando a preparação entre Brasil e Califórnia, feito isto, ele finca bandeira em definitivo no solo brasileiro (e no COTP), visando Rio – 2016.

Quanto à estrutura oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, ele afirma: “Essa é uma piscina de 50 metros perfeita, tudo novo, bem cuidado, não deve em nada para nenhum clube ou universidade no mundo.” Um bem público de valor e retorno humano inestimável, formando campeões e aperfeiçoando esportistas de alto nível, rumo a um posto melhor no quadro de medalhas olímpicas. Este é o intuito do COTP, tentar mudar a realidade do esporte de alto rendimento no Brasil.