Atleta do Centro Olímpico conquista três medalhas no Pan-Americano de ginástica artística

Foi a estreia de Christal Bezerra na seleção brasileira adulta de ginástica artística feminina

Christal Bezerra posa com medalha de prata pendurada no pescoço no pódio do Pan-Americano do Rio de Janeiro.

A ginasta Christal Bezerra, de 16 anos, um dos principais talentos do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), fez sua estreia na seleção brasileira adulta de ginástica artística no Pan-Americano, disputado no Rio de Janeiro, no último final de semana, e conquistou três medalhas.

A primeira láurea de Christal no Pan-Americano, disputado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico – uma das instalações que receberam competições nos Jogos de 2016, foi conquistada no sábado (05), e logo de ouro. Ao lado de Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Julia Soares e Ana Luiza Lima, a ginasta do Centro Olímpico ajudou o Brasil a ser campeão no torneio por equipes. A seleção nacional somou a nota de 160.733, deixando para trás o México (segundo, com 152.601) e a Argentina (terceiro, com 149.533).

No dia da estreia, Christal Bezerra se apresentou no individual geral, que soma a nota dos quatro aparelhos (solo, trave, paralelas assimétricas e salto), e já causou boa impressão. Tudo isso sob os olhares de Beatriz Fragoso, sua treinadora do COTP. Bia, como é conhecida, também fez parte da comissão técnica da seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano.

Beatriz Fragoso e Christal Bezerra posam juntas para foto sentadas. Christal exibe duas das três medalhas que ganhou na competição.

Apesar da medalha de ouro por equipes já garantida, Christal queria mais. E, nas finais por aparelhos, a jovem ginasta subiu no pódio mais duas vezes. No domingo pela manhã, Christal conquistou a medalha de prata em uma de suas especialidades, as paralelas assimétricas. Ela marcou a nota de 12.967 e só ficou atrás da também brasileira Lorrane Oliveira (13.867). A terceira colocada foi a argentina Martina Dominici, atleta que está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, fato que engrandece ainda mais o resultado da ginasta do COTP. Dominici recebeu a nota de 12.767 dos árbitros.

À tarde, no encerramento da competição, Christal conquistou a medalha de bronze no solo, com uma apresentação que lhe rendeu a nota de 12.767. O título foi para a também brasileira Ana Luiza Lima (12.967), e o vice-campeonato ficou com a argentina Martina Dominici (12.800).

No Pan-Americano de ginátisca artística foi definida a última vaga do Brasil para disputar a Olimpía de Tóquio. Rebeca Andrade, de 22 anos, vai estar no Japão ao lado de Flávia Saraiva, de 21 anos, que obteve a classificação no ano passado, no Mundial de Stuttgart, na Alemanha.

Após o Pan-Americano, Christal ganhou alguns dias de folga. Em breve, a ginasta retomará os treinos buscando ganhar ainda mais espaço na seleção brasileira, e com um grande objetivo em vista, daqui a três anos: disputar os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Christal Bezerra posa com medalha de bronze pendurada no pescoço no pódio do Pan-Americano do Rio de Janeiro.