Instituto Reação terá polo em SP para a formação de judocas em parceria com a SEME

ONG criada pelo medalhista Flávio Canto irá iniciar o projeto no Centro Esportivo Vila Carioca

 Na imagem, reunião do gabinete do Secretário Municipal de Esportes e Lazer Thiago Milhim, com ex judoca Flávio Canto, além da presença do diretor do Centro Oliímpico Tiago Camilo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, recebeu nesta segunda-feira (1°) o fundador e presidente do Instituto Reação, Flávio Canto. Eles discutiram os detalhes para a instalação de um polo do IR em São Paulo, em parceria com a SEME.

O Instituto Reação é uma ONG que tem como objetivo a inclusão social por meio do judô e demais atividades complementares. Também realiza um trabalho para a formação de atletas de alto rendimento, tendo como principal destaque Rafaela Silva, campeã nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
“Para nós estar em São Paulo é a realização de um sonho. O Reação já tem 21 anos de existência, sendo 18 como fundação. Precisamos estar em São Paulo, a cidade tem demanda para o judô e regiões carentes com muita vulnerabilidade social”, disse Flávio Canto.

O diretor Executivo de Parcerias e Comunicação do Instituto Reação, Sandro Leite, disse que a instalação do polo no Centro Esportivo Vila Carioca, na zona sul, vai possibilitar o atendimento às crianças da região de Heliópolis, num primeiro momento. Ele explicou que os detalhes burocráticos para a formalização da parceria com a SEME já estão em andamento e expectativa é de que a ONG comece a atuar na Vila Carioca até o final de 2021.

 

Criado pelo medalhista olímpico Flavio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

O Instituto Reação busca despertar o potencial dos seus alunos e famílias, visando superar desigualdades sociais. São mais de duas mil crianças, adolescentes beneficiados em nove polos no Rio de Janeiro e em Cuiabá, no Mato Grosso. Entre os destaques, estão as unidades da Rocinha e Cidade de Deus, no RJ.
Como atleta, Flávio Canto conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Também foi medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, Winnipeg e Mar Del Plata.

Texto: Paulo Rodolfo Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Pérola Stewart - pstewart@prefeitura.sp.gov.br