Centro Olímpico manifesta apoio ao adiamento dos Jogos Olímpicos no Japão

Decisão do Comitê Olímpico Internacional tem como intenção prevenir mais casos de coronavírus

O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou nessa terça-feira (24) que os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021. A medida, tomada junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), tem como objetivo prevenir mais casos de contágio por covid-19. Atualmente, o Japão tem 1.166 infecções por coronavírus confirmadas, com 42 mortes. No mundo, mais de 390 mil pessoas já testaram positivo para a doença.

Referência no assunto, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa lançou uma nota oficial em apoio à decisão anunciada. "Neste momento tão delicado, com o cancelamento de inúmeras competições mundo afora e as limitações impostas até nos treinamentos - problema também vivido pelo COTP, já que todas as atividades estão suspensas -, não havia outra opção a não ser a transferência dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano. Acima de tudo, a saúde de todos os envolvidos com o evento precisa estar em primeiro lugar", diz o texto.

O Centro Olímpico é o equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME) voltado ao esporte de alto rendimento. Esta característica o diferencia dos demais equipamentos da SEME, onde se pratica o esporte de participação sem a preocupação com o treinamento específico, em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas.

Confira a nota divulgada na íntegra:

CENTRO OLÍMPICO APOIA DECISÃO DO COI E DO COMITÊ TÓQUIO-2020 POR ADIAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS

 

Na condição de ser um dos principais polos de detecção e desenvolvimento de novos atletas do país, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) vem a público manifestar seu apoio à decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 de adiarem para 2021 a realização do megaevento esportivo, em meio aos impactos da epidemia do novo coronavírus.

 

Historicamente, o COTP já contribuiu para que inúmeros brasileiros realizassem o sonho de disputarem uma Olímpiada, e até mesmo conquistarem uma medalha na maior competição do planeta. A missão continua diariamente, com o treinamento de cerca de 1.000 atletas entre 7 e 17 anos em dez modalidades, que também alimentam a esperança de um dia subirem ao lugar mais alto do pódio. Porém, neste momento tão delicado, com o cancelamento de inúmeras competições mundo afora e as limitações impostas até nos treinamentos - problema também vivido pelo COTP, já que todas as atividades estão suspensas -, não havia outra opção a não ser a transferência dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano. Acima de tudo, a saúde de todos os envolvidos com o evento precisa estar em primeiro lugar.

 

O desejo dos atletas de participarem de uma Olimpíada, sejam eles do COTP ou de qualquer outra nação, não diminuirá com esta notícia. Pelo contrário. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa não tem dúvidas de que a Olimpíada no Japão em 2021 tem tudo para se transformar em um marco mundial, um ponto de partida para uma nova era não apenas no Brasil, mas para todo o planeta. Uma competição que terá a capacidade de inspirar ainda mais aqueles que pretendem um dia se tornarem um campeão olímpico, e disseminar profundamente os bons valores intrínsecos ao esporte, como a solidariedade, a união, a importância do trabalho em equipe, e todos os benefícios que a prática de atividade física pode proporcionar.

 

Até o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, agora em 2021, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa trabalhará ainda mais para que seus jovens talentos carimbem seus passaportes para a disputa de uma Olimpíada, seja no próximo ano no Japão, ou então para os Jogos de Paris-2024 e Los Angeles-2028. Há quatro anos, a delegação brasileira que competiu nos Jogos Rio-2016 contou com 15 atletas que, em algum momento de suas carreiras, treinaram no COTP, como por exemplo Cristiane (futebol), Aline Silva (wrestling), Leticia Cherpe (atletismo) e Wallace (vôlei), entre outros. O objetivo é aumentar ainda mais este número, e proporcionar o surgimento de novos ídolos para o esporte brasileiro.