Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Único local público no Brasil a oferecer beisebol e sumô

Na imagem jogadroes eu um campo de beisebol no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi em um dia ensolarado.

No dia 3 de fevereiro é comemorado o dia do beisebol no Estado de São Paulo. A data foi escolhida no mesmo dia da fundação da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, principal responsável por gerar a prática da modalidade no Brasil até hoje. A comemoração da data em São Paulo faz todo sentido, já que a capital do Estado é sede de um dos principais estádios do país, O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central da capital é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e oferece treinos, jogos e competições de beisebol, sumô e gueitebol. O estádio tem 56 anos de existência e vem cumprindo o calendário do circuito de competições das entidades oficiais do beisebol nacional, estadual e regional, atendendo as categorias universitárias e veteranas de beisebol e softbol.

O Estádio foi inaugurado em 21 de junho de 1958 pelo então Prefeito da cidade, Dr. Adhemar de Barros, durante as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, que contaram com as presenças da Família Imperial Japonesa e da equipe de beisebol da Universidade de Waseda, da cidade de Tóquio, capital do arquipélago.

Na imagem jogadores de beisebol com equipamentos, jogando a modalidade em um dia ensolarado.

O Mie Nishi possui atividades diárias de ginástica, treinos de gueitebol a terceira idade e realização de torneios mensais nas quadras anexas ao estádio. Acontecem também treinamentos semanais de sumô no ginásio da modalidade, primeiro ginásio deste esporte fora do Japão, anexo ao campo de beisebol, onde também são realizados os campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais da modalidade.

Entre outras competições importantes disputadas no estádio podemos citar: os Jogos Pan-Americanos de 1963; a vinda do time de beisebol da Universidade de Keio em 1988, esta última comemorando os 80 anos da imigração japonesa.O estádio também foi palco do Torneio da Amizade, em 1996, quando foi comemorado o Jubileu de Ouro da Federação Paulista de Beisebol e Softbol com um triangular entre a seleção Olímpica de Cuba; a equipe Honda, campeã japonesa da temporada interempresas; e a caçula seleção brasileira. Mais recentemente, em 2002, foram realizados os Jogos Sul-Americanos pela Odesur, em São Paulo. No Estádio do Bom Retiro foram disputadas as partidas de softbol feminino.

Também não podemos deixar de citar os primeiros jogadores brasileiros que foram transferidos para o beisebol profissional no Exterior. Estes profissionais iniciaram suas carreiras disputando importantes campeonatos no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi como: José Augusto Pett (Toronto Blue Jays), Henrique Tamaki (Hiroshima C3arp), Tony Nakashima (Los Angeles Dodgers), Tiago Magalhães e Rafael Motooka (Cincinnatti Reds), Marcel Vianna (Atlanta Braves), Daniel Matsumoto, Reinaldo Sato e Rodrigo Miyamoto (Yakult Swallows), Luís Camargo (Mitsubishi Hiroshima), Norberto Rocha (Dragons de Nagóia), entre outros.

Na imagem um jogador de beisebol com equipamento e taco nas mãos pronto para rebater a bola, em um campo deste esporte, em um dia ensolarado.


Texto: Gustavo Ardanuy - gustavoardanuy@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME