Inscrições dos Jogos da Cidade 2020 já estão abertas

Maior competição amadora do País chega à sua 18ª edição

Logo Oficial do Jogos da Cidade de São Paulo - Unindo a Capital. 

O calendário esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer já tem data para começar. No dia 02 de maio, os Jogos da Cidade dão o pontapé inicial nas modalidades Futsal, Handebol, Vôlei, Futebol de Campo e Basquete.

Com exceção dos dois últimos, exclusivamente para o público masculino, todos os outros torneios são para ambos os gêneros.

Mas, para participar da competição, é preciso se inscrever antes. Todas as modalidades devem confirmar a participação online, pelo site oficial dos Jogos da Cidade.

Para o Futebol de Campo e o Futsal Masculino, a inscrição deve ser feita entre os dias 17 de fevereiro e 01 de abril.

A confirmação é feita mediante entrega da relação nominal assinada por todos os atletas da equipe e do termo de responsabilidade preenchido no dia do Congresso Técnico, previsto para acontecer entre os dias 13 e 17 de abril no Auditório A do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Não serão aceitas inscrições realizadas após o encerramento do prazo.

Já para as modalidades de Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal Feminino, a relação nominal deve ser entregue até o dia 07 de abril, às 16h, na Central dos Jogos da Cidade, na Rua Pedro de Toledo, 1591.

O regulamento da competição ainda diz sobre a participação, processo de seleção, formas de disputa, premiação e demais dúvidas dos interessados.

O maior evento esportivo amador do Brasil
Os Jogos da Cidade, organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, fazem parte do cronograma de São Paulo desde 2002. Entre torneios e festivais, o campeonato chama a atenção pelo número de inscritos ano após ano.

Em 2019, a competição recebeu mais de 29 mil atletas inscritos em 1.376 equipes nas oito modalidades. Só no futebol de campo, foram 803 times e 20.075 jogadores inscritos.

A edição do último ano contou ainda com cinco festivais: Tênis, Capoeira, Bocha, Xadrez e Gueitebol fizeram parte da 17ª edição.

Os formatos de disputas são pensados de acordo com a demanda de cada modalidade. Futebol de campo e futsal, ambos masculinos, são os mais requisitados pelos participantes. Por isso, para eles, há a fase Pré-Regional, que acontece quando uma Subprefeitura tem mais de 12 equipes inscritas, sendo 24 o limite.

O sorteio para definir os duelos é feito nos Congressos Técnicos de cada uma das 32 regiões de São Paulo, ao vivo, com transmissão para as páginas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e dos Jogos da Cidade no Facebook, a fim de aumentar a transparência do processo.

Os campeões da edição anterior ganham o direito de classificação direta para a Etapa Regional. Posteriormente, o campeão de cada Subprefeitura passa para a Etapa Municipal, quando é conhecido o campeão dos Jogos da Cidade em cada modalidade.

Confira os campeões e vice-campeões dos Jogos da Cidade em 2019:
Basquete Masculino

Campeão – Underdogs – Vila Mariana
Vice-campeão – CHR Basquete – Campo Limpo

Futebol de Campo Masculino

Campeão – AA Garotos Futebol e Amizade – São Miguel Paulista
Vice-campeão – Arsenal do Centro – Sé

Futsal Masculino
Campeão – Fusafa – Sé
Vice-campeão – Família Razante do Morro – Butantã

Futsal Feminino
Campeão – Jaguaré Cidade Ademar – Cidade Ademar
Vice-campeão – São Luiz Futsal – Santo Amaro

Vôlei Feminino
Campeão – Pró Vôlei Esp. Fosfertil São Vicente – Ipiranga
Vice-campeão – Bela Vista Vôlei – Lapa

Vôlei Masculino
Campeão – Escola de Samba Unidos da Vila Maria – Vila Maria Vila Guilherme
Vice-campeão – Vallent Team Vôlei - Sé

 

Texto: Guilherme Guidetti