Referência na formação de atletas de alto nível, Centro Olímpico completa 44 anos de conquistas

Equipamento da Prefeitura de São Paulo vai ganhar em breve nova pista de atletismo com certificação para a disputa de provas internacionais

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), completa 44 anos nesta terça-feira (3).

O equipamento é o único espaço público do estado de São Paulo a oferecer um centro de preparação de atletas de base de alto rendimento, e o maior do Brasil.

O Centro Olímpico tem uma área de 50.000 m², sendo que aproximadamente 10.000 m² são áreas cobertas contando com piscina olímpica, dojô olímpico para pratica de judô, arena para ginástica artística, quadras de basquete, handebol e vôlei, centro de treinamento de boxe e luta olímpica.

Possui também campo de futebol, complexo de atletismo, centro de excelência em medicina do esporte, parceria com a UNIFESP com o laboratório de fisiologia do exercício, academia de musculação, dois auditórios, refeitório, vestiário, área administrativa e recepção.

A pista de atletismo do Centro Olímpico em processo final de reforma

A pista de atletismo está sendo reformada. Será entrega em breve com a classificação classe 1 pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, o que vai permitir a realização de provas internacionais e homologação de tempos para recordes.

Atualmente, o COTP conta com 950 atletas e 64 treinadores.

“Quando a gente está vivendo o dia a dia do Centro Olímpico, a gente não se depara com o quão grandioso e maravilhoso é aquele lugar”, comenta Lucas Piccinato, hoje treinador do futebol feminino do São Paulo.
Além da estrutura física, o Centro Olímpico dispõe ainda de auxílio-transporte e lanche para os atletas, atendimento médico, odontológico e psicológico.

Para ingressar em uma das dez modalidades que o equipamento público oferece, é necessário passar por um processo chamado peneira, em que o atleta deve ter idade mínima de cinco anos dependendo da modalidade.

“Sou muito sortudo por ter começado no Centro Olímpico, por ter usufruído de toda a estrutura. 90% dos atletas do boxe não tiveram o acesso à estrutura que eu tive. Graças ao Centro Olímpico fui o primeiro pesado do boxe brasileiro a se classificar para as Olimpíadas”, diz Juan Nogueira, boxeador que treinou no COTP por oito anos.

Nesses 44 anos de existência, foram formados diversos atletas que fizeram e continuam fazendo história no esporte brasileiro. Entre eles estão: Hortência, considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte e melhor jogadora de copas do mundo da FIBA (Federação Internacional de Basquete) de todos os tempos, além de campeã mundial em 1994, em Cuba.

Elisângela Maria, detentora de três medalhas em Pan-Americanos (1999, 2003 e 2007) e do recorde sul-americano no lançamento de disco e arremesso de peso; e Aline Silva, que conquistou duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, em 2011 e 2015.

Porém, não são só atletas que o Centro Olímpico revela. Além de ser referência nesse assunto, o Centro Olímpico também projeta a formação de treinadores. Passaram pelo clube Jonatas Urias, treinador da seleção brasileira de futebol feminino sub-20, Lucas Piccinato e Thiago Viana, treinadores do futebol feminino do São Paulo, e Arthur Elias, treinador do futebol feminino do Corinthians.

Outros grandes nomes ainda integram o corpo técnico, como Daniel Suarez, treinador da seleção feminina de handebol juvenil, Lucimar Medeiros, primeira mulher a comandar a seleção júnior de luta olímpica nos Jogos Pan-Americanos, e Messias Gomes, ex-aluno do clube e que revelou diversos nomes para o boxe, como Juan Nogueira, Joedison Teixeira “Chocolate” e Andréia Bandeira.

“Estou aqui desde 2015. O Centro Olímpico me ajuda muito nos valores e na vida dos atletas. Não visamos apenas o trabalho esportivo, mas também a formação integral dos atletas”, ressalta Gilberto Blanez, treinador de vôlei na categoria sub-13 masculino e feminino.

Marco Antônio Aga, diretor geral do equipamento, entende que a função do Centro Olímpico esteja de acordo com a história construída até aqui. “Esse é o grande objetivo do Centro Olímpico, formar e revelar atletas”, completa.


Atletas jogando uma partida de futebol no campo do Centro Olímpico em um dia ensolarado

 

Texto: Igor Tessarolo - ibtessarolo@prefeitura.sp.gov.br - e Samuel Fragoso - ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br
Foto 1: Thiago Carneiro - tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br
Foto 2: Arquivo SEME