PREFEITURA DE SÃO PAULO

Pugilistas do Centro Olímpico participam da Forja de Campeões

Sete atletas buscam o título da maior competição para boxeadores iniciantes do Brasil: final da 79ª edição será no dia 8 de fevereiro

17/01/2020 12h27

 

Tradicionalíssima, a Forja de Campeões acontece desde 1941 e só aceita pugilistas acima de 16 anos que nunca tenham disputado uma luta oficial. A competição revelou nomes como Éder Jofre (tricampeão mundial), Miguel de Oliveira (campeão mundial), Servílio de Oliveira (medalhista olímpico - bronze na Cidade do México, em 1968) e Maguila (campeão mundial).

A edição de 2020 é dividida em dez categorias e conta com 158 lutadores e lutadoras - 142 homens e 16 mulheres - disputando o cobiçado título. Sete são atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa:

Mais de 50 atletas da casa já foram campeões e tantos outros participaram da Forja nesses 79 anos de história. Quem coordena o campeonato é Messias Gomes, técnico do Centro Olímpico, e Mário Soares, ex-aluno do COTP e ex-pugilista. Aos 18 anos, Messias ficou com o Bronze no mesmo campeonato. Hoje, se dedica em formar campeões.


“É um trabalho de um ano com os atletas. Todos eles entraram sem saber nada, teve todo um trabalho de iniciação, até ver se eles têm jeito para participar de campeonatos”, diz Messias. É o primeiro grande passo para uma vida de competições no boxe. “É um campeonato forte , são mais de 100 atletas”, destaca o técnico.


A Forja funciona assim: são três rounds de dois minutos. Quem vence a luta, avança no campeonato. Para ser campeão, segundo Messias, tem que vencer de três a quatro combates. “Aqui é uma fábrica de campeões. A gente só treina pra competir”, conta, orgulhoso com os pupilos. “Na última edição das Olimpíadas nós tínhamos três atletas que já foram do COTP: o Joedison de Jesus, o Juan Nogueira e a Andréia Bandeira. Já foram mais de 20 atletas para a seleção”.


Além das questões competitivas, ele não vê o boxe apenas como um esporte, mas como uma ferramenta de integração social. “Não só no esporte, mas também na vida, a meta é vencer. É isso que eu passo pra todos aqui. E vencer na vida é vencer no estudo, em casa, com a família, e no trabalho também”, salienta.

Nicola Ryuki (na foto acima, ao lado de Messias), 18, futuro estudante de engenharia, começou no boxe no início de 2019 e é um dos atletas que irão representar o COTP nesta edição da Forja. Antes do boxe, treinou dois anos de muay thai. “Eu entrei aqui, achava que era bom e só tomei porrada”, disse, rindo. “Aqui, aperfeiçoei muito. Tecnicamente, melhorei demais, demais”, enfatizou. Para competir a Forja, os treinamentos se intensificaram. Nicola passou a treinar cinco vezes por semana, duas horas por dia, com o objetivo de melhorar o físico e a respiração. Como estava um pouco acima do peso, teve que fechar a boca e focar na balança.


A entrevista foi feita algumas horas antes de sua estreia na competição. “Estou ansioso. Ansioso pra bater”, revelou. Durante os treinamentos, o jovem boxeador recebeu uma visita um tanto quanto peculiar: seu primeiro adversário na Forja. “O moleque veio aqui outro dia, cara de pau”, brincou. “O treinador dele é amigo do Messias e ele veio treinar aqui”, disse. Mas não chegaram a trocar socos antes da luta oficial, os técnicos preferiram manter a distância entre os atletas.

 

Ele estava bem confiante, apesar da ansiedade. “Tecnicamente, sou melhor que ele. Se eu manter a calma... Pro meu peso, sou bem maior que os caras, tenho uma envergadura maior, deixo eles longe de mim. Se eu fizer tudo o que sei, dá pra ganhar”. E deu. Nicola derrotou por pontos o “adversário-espião” e segue forte para as próximas fases da Forja, que tem as finais de todas as categorias marcadas para a noite de 8 de fevereiro, um sábado, no Esporte Clube Pinheiros.

 

Forja de Campeões: Entrada gratuita

Local: Esporte Clube Pinheiros - Rua Tucumã, 36
Datas: 20, 22, 27 e 29 de janeiro | 3 de fevereiro
Horário: 19h
Final: 8 de fevereiro, sábado, às 19h

 

Clique aqui para saber como treinar boxe no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

 

 

Texto: Gustavo Henrique Honório de Morais - gmorais@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Gustavo H. H. de Morais e arquivo pessoal de Messias Gomes