Um ano de glórias para o futebol feminino do Centro Olímpico

Equipe é referência na modalidade e colecionou títulos e convocações em 2019

O Brasil sempre foi considerado o país do futebol, sendo o único pentacampeão do mundo e com atletas renomados em sua história, como Ronaldo, Pelé, Garrincha, Zico, entre outros nomes que consagraram a modalidade. Mas quando se trata do futebol feminino o roteiro é um tanto diferente, pois antigamente as mulheres eram proibidas de praticar o esporte.

As dificuldades das atletas que sonham em jogar futebol são inúmeras, como por exemplo, os salários baixos, falta de investimento, lugares para treinamento, nível competitivo, calendário, horários dos jogos, entre outros. Esses são só alguns desafios que as jogadoras enfrentam, e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) trabalha para virar esse jogo. Hoje, é o único com equipe Sub-11 do país em que as meninas treinam de graça. O trabalho desenvolvido também tornou as categorias Sub-13 e Sub-15 referência no país no futebol feminino mantido com recursos públicos.

O futebol do Centro Olímpico existe há oito anos com mais de 500 meninas que passaram pelo projeto e é reconhecido dentro e fora do país. Já foram mais de 80 atletas convocadas para seleção, entre elas Maria Eduarda, Ravena Araújo, Raissa Ferreira e Gabriella Soares, que hoje fazem parte do time Sub-15 do COTP. O técnico Lucas Piccinato, que comanda o time de futebol feminino Sub-17 do São Paulo, e Arthur Elias, comandante do time do Corinthians, se enfrentaram na final do Campeonato Paulista Sub-17 deste ano e ambos tiveram passagens pelo Centro Olímpico.

Em 2018, o COTP fez uma parceria com a equipe do São Paulo na categoria Sub-17. O sucesso foi tanto que o Tricolor Paulista resolveu montar um elenco só com essas meninas e levou as jogadoras do Centro Olímpico e a comissão técnica para o Morumbi.


Retrospectiva 2019 do Futebol Feminino do Centro Olímpico

O primeiro jogo do ano foi em janeiro, pela Libertadores Sub-14, disputada no Paraguai, contra o Seca Sports. O Centro Olímpico venceu por 4 a 3 e goleou os dois jogos seguintes por 6 a 0 e 5 a 0 contra Iquique e Lavalleja, respectivamente. O final desta competição, em fevereiro, contra a equipe da Liga Antioquena de Futbol (COL), deu ao COTP o primeiro título de 2019.

Já em Março, começou a III Copa Libraef, um campeonato masculino Sub-11 que o Centro Olímpico participa sendo a única equipe exclusivamente feminina. A competição durou até junho, e o COTP se consagrou com o vice-campeonato, perdendo a final do torneio para o Santos Parate por 3 a 1. A equipe voltaria a disputar o torneio em setembro, com a IV Taça Libraef de Futebol de Base Sub-11. A eliminação, no entanto, veio na primeira fase, com cinco derrotas e um empate.

O ano de 2019 também foi um marco para o futebol feminino no Brasil. Além da Copa do Mundo ser transmitida em TV aberta, pela Globo, e o último jogo da seleção brasileira ser assistido por mais de 30 milhões de telespectadores, pela primeira vez na história, a Federação Paulista de Futebol realizou uma peneira para o Campeonato Paulista Feminino Sub-17. Na competição, o Centro Olímpico terminou com a 5ª melhor campanha, mesmo entrando em campo com a equipe Sub-15.

O Parque das Bicicletas recebeu outro evento significativo para a modalidade esse ano. No final de junho, a Secretária Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) realizou um evento, no qual foi inaugurado o espaço de convivência Cristiane Rozeira, um local para acolher mães e pais dos atletas enquanto treinam nas dependências do Centro Olímpico. O evento contou com a presença da jogadora homenageada e do supervisor técnico do futebol feminino, Rodrigo Coelho.

Já no começo do mês de julho, mais títulos para o Centro Olímpico. No dia 6, ocorreram as finais do Torneio Paulista Sub-13 e 15. Para variar as meninas se sagraram campeãs em ambas as categorias e contra o mesmo adversário, o Tiger.

Outro marco para o futebol feminino do COTP se deu no dia 15 do mesmo mês, quando a delegação Sub-15 embarcou para a cidade de Orlando, nos EUA, onde disputou a Disney Cup. Como foi campeão Sul-Americano no começo de 2019, o Centro Olímpico ganhou o direito de disputar a competição internacional, enfrentando equipes do Paraguai, Colômbia e dos EUA. Foram 10 dias de viagem, em que além dos jogos, a equipe também teve a oportunidade de conhecer todos os parques da Disney World.

Depois de quatro partidas em quatro dias, o COTP passou da fase de grupos da Disney Cup e conquistou o direito de ir à semifinal do torneio. Foram 25 gols feitos e nenhum sofrido. No dia 20, jogaram e venceram a semifinal por 7 a 0 contra a equipe do Tampa Bay United, dos EUA.

No dia seguinte, foi disputada a grande final da Disney Cup e, por coincidência, uma reedição do Torneio Sul-Americano. A Liga Antioqueña, rival da final do Sul-Americano, estava novamente no caminho da equipe. O resultado foi o mesmo: vitória do Centro Olímpico e novo título, dessa vez em Orlando, vencendo por um placar de 1 a 0.
A campanha com seis vitórias em seis jogos, 33 gols marcados e nenhum sofrido ficou marcada para a história do torneio internacional. Está ou não está bem representado o Centro Olímpico?

A categoria Sub-15 do Centro Olímpico ainda foi contemplada pela CONMEBOL em parceria com a Twin Peaks Language School com aulas de inglês para as atletas que venceram a Libertadores e a Disney Cup.

No início do segundo semestre, mais uma competição à vista. As categorias Sub-11 e Sub-13 do Centro Olímpico disputaram mais uma edição do IberCup Preliminary Cup São Paulo, etapa nacional de uma das principais competições de base do mundo. Por ano, cerca de 10 mil jogadores participam ao redor do planeta.

Realizado no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), o torneio feminino contou com 15 equipes e o Centro Olímpico estava no meio com três times. No final, o time Sub-13 do COTP se classificou para a semifinal do torneio como primeiro colocado no Grupo A, vencendo o Pelado Real por 1 a 0 pela semi. O triunfo por 3 a 0 diante do Futsoccer, na final, sagrou as atletas campeãs da IberCup Preliminary Cup São Paulo.

Já no dia 3 de agosto, estreou a 11ª edição da Taça Cidade de São Paulo, tradicional competição do calendário do futebol feminino. Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo (SEME), o torneio é disputado em três categorias (sub-13, 15 e 17). O Sub-15 ficou em terceiro lugar após vitória sobre a Ponte Preta por 5 a 2. Já nas categorias Sub-13 e Sub-17 as meninas se classificaram para a final e ambos os jogos foram contra o Tiger, no tradicional Estádio do Pacaembu, onde consagraram-se campeãs em ambas as disputas - o Sub-13 por 3 a 1 e o Sub-17 por 1 a 0.

No mês seguinte, o Centro Olímpico viajou para a Espanha e representou o Brasil na Danone Nations Cup, maior campeonato infantil de futebol para crianças de 10 a 12 anos. São 27 países e cerca de 700 crianças. Sua primeira edição foi no ano de 2000, na França, e somente em 2017 aconteceu a primeira final do campeonato feminino, em Nova York, na qual o Brasil, representado pelo COTP, saiu com o troféu pela categoria sub-13. No ano de 2019, porém, a equipe alcançou somente o 7º lugar com uma única vitória no torneio, no 2 a 0 contra a Inglaterra. Com isso, fechou a competição com um triunfo, três empates e três derrotas.

No mesmo mês, uma grande surpresa. A atleta Duda Rodrigues, de apenas 14 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 para um período de treinos preparatórios da competição Sul- Americana Feminina da categoria em 2020. Duda foi a jogadora mais jovem entre as selecionadas pela técnica Simone Jatobá.
Em novembro, teve o Festival Paulista Sub-14, competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que reúne times do Estado de São Paulo. As meninas do Centro Olímpico acabaram perdendo nos pênaltis para a equipe da Ferroviária e ficaram com o vice-campeonato. A equipe terminou a competição invicta, com quatro empates e quatro vitórias.

As atletas Sub-17 terminaram o Campeonato Paulista de Futebol Feminino da categoria com a 3ª colocação no grupo cinco, somando seis vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Logo após a eliminação Paulistão Sub-17, elas viajaram para Criciúma, em Santa Catarina, para disputar o Brasileirão Feminino Sub-14 e sagraram-se bi campeãs do torneio, com a vitória por 3 a 1 contra o Internacional. Com 100% de aproveitamento, o Centro Olímpico teve a melhor campanha, vencendo as cinco partidas que fez. Foi o melhor ataque com 16 gols marcados e a melhor defesa com apenas dois sofridos. Com esse resultado, as meninas garantiram a vaga para disputar a Libertadores em 2020.

A técnica da seleção brasileira feminina Sub-17, Simone Jatobá, selecionou uma nova lista para um novo período de treinos na Granja Comary. Entre as convocadas estão os nomes da lateral-direita Ravena, a zagueira Raissa e a meio-campista Gabi Soares.

No começo de dezembro ocorreu a Liga Nescau, um campeonato feminino e masculino que envolve diversos esportes e que destina-se a atletas de escolas públicas e privadas, escolas de esportes, ONGs, clubes, associações e demais instituições. O Centro Olímpico teve a sua participação com as meninas do futebol e terminou com o vice campeonato após perder para o Pelado Real nos pênaltis. No tempo regulamentar, empate por 2 a 2.

O último jogo do ano, ficou com a categoria Sub-11, que disputou a Copa Floripa Brasil, na cidade de Florianópolis/SC, novamente uma competição masculina em que as únicas meninas que disputam são as atletas do Centro Olímpico. Na estreia, vitória por sonoros 5 a 0 sobre o Anhembi Tênis Clube. No segundo desafio, novo triunfo sobre a CBF School, dessa vez por 4 a 2. O adeus veio após derrota nos pênaltis, para o Genoma.

No saldo geral, além das convocações para a Seleção Brasileira, o Centro Olímpico somou oito títulos, sendo dois internacionais. A equipe ainda apareceu no pódio em outras três oportunidades, com dois vices-campeonatos e um terceiro lugar.


Texto: Karina Costa - karinascosta@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo COTP