Esporte universitário em São Paulo terá incentivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Encontro realizado neste domingo (24) no Museu do Futebol, durante a Virada Esportiva, discutiu políticas de aproximação entre a SEME e Associações Atléticas Acadêmicas

 

A Secretaria de Esportes e Lazer (SEME) realizou neste domingo (24), no Museu do Futebol, o Encontro Municipal de Esporte Universitário. O objetivo é criar uma política pública de incentivo ao esporte universitário e fortalecer a relação com as instituições de ensino superior.

O encontro começou com uma boa notícia para as Associações Atléticas Acadêmicas. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município no dia 22 de novembro passou a isentar as Atléticas regularmente constituídas da aplicação de preço público para uso dos equipamentos da SEME.

Foi definida também a criação de um grupo de trabalho para desenvolvimento e acompanhamento dos projetos apresentados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e também as Associações Atléticas Acadêmicas. Para Catarina Couto, diretora da Atlética da Escola de Comunicações e Artes da USP, a aproximação com a SEME poderá ter resultados positivos para o esporte universitário. “ Essa aproximação com órgãos públicos como a SEME é muito importante, poderemos ser vistos com mais seriedade. Muitas vezes a imagem das Atléticas é relacionada apenas às festas, precisamos das festas para arrecadar dinheiro e elas também fazem parte da vida dos jovens, mas encaramos treinos e competições com seriedade”.

Entre os planos, estão a ampliação dos horários de funcionamento dos Clubes da SEME par treinamento e competições das Atléticas, uso da pista de atletismo do Centro de Treinamento e Pesquisa (COTP) após a reforma e organização de um campeonato universitário durante a Virada Esportiva.

O secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, encerrou o encontro dizendo que a política de aproximação com os universitários faz parte de todo um trabalho da SEME que envolve desde a proteção às crianças, com o lançamento do Clube Amigo da Criança, atividades para os idosos e uma forma de encarar o esporte em suas várias possibilidades, que vão desde a geração de emprego e renda e transformação da vida das pessoas. “Eu me lembro da minha época, quando eu cheguei na Universidade quem me acolheu foi a Atlética, tive uma vivência muito grande no meu ambiente universitário proporcionada pela Atlética, os jogos, as viagens, o estudo. Isso tudo a gente carrega pra sempre na memória, portanto, as Atléticas merecem ser encaradas com seriedade e isso o que vamos fazer”.