Congo vence Níger por 2x0 e conquista a Copa dos Refugiados

Final foi disputada na tarde deste domingo (20) no Pacaembu

A seleção do Congo venceu Níger por 2x0 e conquistou a Copa dos Refugiados 2019, neste domingo (20), no Pacaembu. O estádio, que teve os portões abertos para o público em geral, recebeu torcedores de países que participaram da competição.

 
A Copa dos Refugiados é realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a ONG África do Coração.
 
Desde o início do jogo, Congo foi melhor na partida, mas o primeiro tempo terminou em 0x0, com poucas chances de gol para os dois times.
 
No segundo tempo, Níger voltou com mais força, mas a seleção do Congo soube aproveitar as oportunidades com gols de Nick Okanda e Cedlick Ikina.
 
Nick Okanda, quechegou ao Brasil em 2016 com a família por causa das dificuldades financeiras no Congo, destacou a campanha do time na Copa dos Refugiados e o sonho de um dia ser jogador profissional.
- Não perdemos nenhum jogo no campeonato, fomos sempre muito bem, hoje a torcida nos ajudou muito. Todos nós que disputamos a Copa dos Refugiados temos o sonho da visibilidade, muitos já quiseram ou ainda querem ser jogadores profissionais no Brasil. Espero que um dia eu consiga.
 
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, disse a Copa dos Refugiados mostra que o esporte tem o poder da integração e também é um recado contra a xenofobia, o preconceito e o racismo. Bezerra Jr lembrou ainda que São Paulo é uma das maiores cidades de mundo graças aos imigrantes e os migrantes.
 
A Copa dos Refugiados começou no dia 5 de outubro e teve a participação de 16 equipes, com todos os jogos sendo disputados no campo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
 
A cidade de São Paulo tem, atualmente, o número oficial de 2.540 refugiados, segundo dados do Núcleo de Estudos e População Elza Berquó, da Unicamp. Há cerca de 20 mil pedidos de refúgio em andamento.
 
Campeões da Copa dos Refugiados
2014 Haiti
2015 Nigéria
2016 Congo
2017 Nigéria
2018 Níger
2019 Congo

TEXTO: Karina Costa