Escola de Futebol da Aclimação completa 45 anos

É a primeira Escola Municipal do Brasil e da América Latina

A Escola de Futebol da Aclimação, localizada dentro do Estádio Municipal Jack Marin, é a primeira Escola Municipal do Brasil e da América Latina e comemora neste sábado, 19, 45 anos de existência. A festa começará às 8h da manhã com uma recepção aos convidados e jogo entre os alunos. Logo em seguida, às 10h, serão a cerimônia e as homenagens e, por fim, às 10h20, terá um futebol entre os professores, ex-alunos e convidados.

A Escola Municipal da Aclimação, fundada através do Decreto nº 11449, de 25 de Outubro de 1974, é administrada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEME) e tem como principal objetivo descobrir novos talentos para a modalidade por meio da integração das crianças e jovens na sociedade, mediante a aplicação de métodos pedagógicos para ajudar na formação do cidadão de bem.

Atualmente cerca de 500 alunos são atendidos e divididos em várias faixas etárias. Eles recebem noções de higiene, palestras sobre temas como meio ambiente, racionalização da água e também um acompanhamento escolar. Quando detectado algum problema com o aluno, o mesmo é encaminhado à psicóloga da unidade. Costumeiramente são realizados passeios culturais, participações em torneios e campeonatos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. João Gilberto trabalha no local desde 1993 e é coordenador administrativo desde os primeiros jogos da cidade, realizado pela SEME. “Os jogos marcou a participação de aproximadamente 30.000 atletas nas várias modalidades, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, etc.”, relembra João.
 

Vários jogadores importantes já passaram pelo local, como Gerson Caçapa (Palmeiras, Athlético Paranaense, Bari (ITA) e Lecce (ITA), Leandro Amaral (Portuguesa, São Paulo e Seleção Brasileira) e Paulo Sérgio (Corinthians, Bahia, Roma (ITA) e campeão mundial em 1994).

Muitos podem confundir com o Parque da Aclimação, mas o Parque é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o Estádio Jack Marin pela Secretaria de Esportes e Lazer, localizado dentro do parque. O espaço contém um campo de futebol oficial com grama sintética, cinco vestiários, duas quadras descobertas, uma sala para avaliação médica, uma sala de administração e uma sala coberta para atender em torno de 15 pessoas.

O ambiente além de oferecer a prática do futebol, possui aulas de ginástica, pilates, tai chi chuan, kung fu e biodança, de segunda à sexta-feira. Para se inscrever nos cursos é só levar uma foto 3x4, RG ou Certidão de Nascimento e exame médico (pode ser feito na unidade) das 8h00 às 17h00 na secretaria do clube. E o melhor, tudo isso de forma gratuita.

Para finalizar, João Gilberto nos conta o prazer que sente em trabalhar no mesmo local há 26 anos. “Este é um dos poucos campos que sobraram na região e nossa equipe de profissionais se dedicam de corpo e alma para atender e passar sua experiência aos garotos matriculados de 06 a 16 anos. Vários ex-alunos costumam trazer seus filhos e nos visitarem, mostrando com orgulho as várias fotos que mantemos nas paredes da administração. Por esses e outros motivos, adoro o que faço e sou muito honrado e agradecido aos meus amigos de trabalho e a todos que confiam no meu trabalho”, conclui o coordenador do espaço.

Serviço:

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 (dentro do Parque da Aclimação) – São Paulo
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Telefone: 3271-0932

Texto: Karina Costa - karinascosta@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Divulgação