Dia do Atletismo

A data homenageia uma das modalidades práticas esportivas mais antigas do mundo

Conhecido como "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano.
O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia, mas no Brasil a sua história é (bastante recente). Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte. Já na esfera mundial a responsabilidade fica a cargo da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Segundo o Professor do Centro Olímpico Ricardo de Souza Barros que ensina o atletismo desde 1982 para os jovens aqui no COTP. “É uma ação muito gratificante ensinar esses jovens e ajuda-los a se desenvolverem. Muitos alunos saem do Centro sendo atletas de alto rendimento, alguns chegaram a Campeonatos Mundiais como o Dohar que aconteceu no Qatar e terminou no dia 7 de outubro deste ano. Outros chegaram aos Jogos Olímpicos, Ibero-americanos e Pan Americano”, concluiu.
A Corrida de São Silvestre é a competição de atletismo mais famosa no Brasil e na América do Sul, tem um percurso atual de 15 km e acontecem todos os anos no último dia do ano, na cidade de São Paulo, desde 1925.
Foto: Guilherme Guidetti
Texto: Isabela Dias