Prefeitura promove inclusão social por meio do futebol e atende orientações da OMS

Parceria entre a CBF Social e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com o projeto Gol do Brasil é voltada para crianças em escolas públicas de São Paulo

Prefeitura promove inclusão social por meio do futebol e atende orientações da OMS

 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, anunciaram nesta segunda-feira (7) a parceria para aplicação do projeto Gol do Brasil nos Centros esportivos da SEME.
A iniciativa tem como objetivo formar crianças e adolescente para a vida, utilizando o futebol como ferramenta para promover a educação, saúde e cidadania.
O Gol do Brasil começa inicialmente como projeto-piloto no Centro Esportivo Vila Manchester, na Vila Carrão, na zona leste de São Paulo. Serão beneficiadas 240 crianças e jovens com idade entre sete e 17 anos de escolas públicas e de regiões consideradas de vulnerabilidade social.
Dos 240 selecionados, 120 serão meninos e 120 serão meninas, divididos nas categorias sub 7, sub 9, sub 11, sub 13 sub 15 e sub 17.
Serão seis turmas, com 40 alunos cada. Todos irão receber uniformes e alimentação.
Estar matriculado em escola pública (municipal ou estadual) é condição obrigatória para a criança ou adolescente participar do projeto.
Atualmente, quase três mil crianças e adolescentes praticam o futebol nos Centros Esportivos da Prefeitura de São Paulo. São 2.100 no futsal e 800 no futebol de campo, o que mostra a importância do esporte como ferramenta de inclusão social.
O prefeito Bruno Covas disse que a parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a CBF Social é exemplar e irá repercutir em outras ações em favor do esporte na cidade na cidade de São Paulo.
O projeto gol do Brasil terá inicialmente quatro professores, quatro estagiários de educação física, dois socorristas, um coordenador, um administrador e um assistente social. Eles são profissionais da SEME e irão receber capacitação da CBF Social. Os professores também serão multiplicadores da metodologia a ser aplicada.
O secretário de Esportes, Carlos Bezerra Jr, destacou a metodologia da CBF Social, que por meio do futebol ensina valores como respeito e cidadania. Ele também disse que a parceria terá efeito multiplicador, pois os analistas da SEME que forem capacitados no projeto vão repassar o que aprenderam para outros profissionais.
CBF Social
A metodologia CBF Social utiliza o futebol como meio para ensinar habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Habilidades de vida são capacidades para comportamento adaptativo positivo, que nos possibilita ajustar com eficiência as demandas e desafios do dia-a-dia. Envolvem habilidades pessoais, emocionais que potenciam as relações interpessoais . A metodologia CBF Social foi adequadamente concebida para que os participantes do projeto Gol do Brasil possam incorporar estas habilidades no seu cotidiano, melhorando a qualidade das relações familiares e comunitárias aumentando sua competência social.

Texto: Samuel Fragoso ssfragoso@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Luiz Pombo