Clubes da SEME fazem 3.400 acolhimentos na Operação Baixas Temperaturas

No primeiro fim de semana de agosto, que foi de frio intenso, foram 655 atendimentos.

Os Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) fizeram 3.367 acolhimentos de pessoas em situação de rua desde que começaram a participar da Operação Baixas Temperaturas, em 16 de julho.

Quatro clubes participam da operação: dois na zona norte, um na zona sul e um na zona oeste. A força-tarefa é feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Além da cama com lençol, travesseiro e cobertor, os contemplados pela ação recebem alimentação e um kit para higiene.

Na última sexta-feira (2), o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., e o prefeito Bruno Covas visitaram um dos clubes durante a noite. Covas destacou o trabalho de parceria entre as secretarias envolvidas coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Depois de passarem a noite nos Centros Esportivos, a pessoas em situação de rua devem sair pela manhã.Os espaços voltam a funcionar para os acolhimentos no início da noite.

Apoio da população

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada pela Central 156.
A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:
- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
- Citar pontos de referência;
- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida

 

TEXTO: Paulo Rodolfo de Lima 
FOTO: Arquivo COTP