Servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer recebem treinamento sobre a importância do Brincar

Evento, realizado no Museu do Futebol, dá início a projeto que a SEME irá desenvolver nos Centros Esportivos para o desenvolvimento das crianças

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoveu nesta sexta-feira (31) o evento “Um Novo Olhar Sobre o Brincar”, oficina de capacitação para responsáveis por ações infantis nos Centros Esportivos e servidores envolvidos com o projeto Brincando no Clube, em elaboração pela SEME.

Realizada na Semana Mundial do Brincar, a oficina teve como destaque a apresentação da presidente da IPA (organização internacional que promove o brincar como direito fundamental da criança) e a palestra do professor Frederico Duarte Lopes, também diretor da IPA, e doutor e Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa. Frederico Lopes se define como um “Brinconauta”, aquele tem o objetivo de garantir o desenvolvimento da criança pela brincadeira, contribuindo para o aumento da confiança, autonomia e motivação dos “pequenos” elas atividades do brincar.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., disse que a oficina desta sexta-feira é o início de projeto muito mais amplo de sua gestão, que tem como um dos principais objetivos levar as crianças para os Centros Esportivos, que terão espaços seguros e lúdicos.
- Hoje, 70% dos frequentadores dos clubes municipais são formados por adultos. O que estamos fazendo é estimular a presença das crianças nos clubes, capacitando os servidores públicos, criando espaços seguros, amigáveis e lúdicos. Essa presença do esporte e do lazer na vida da criança vai ajudá-la no desenvolvimento neuropsicomotor, na socialização, na criatividade, na interação e na concentração. Essa é mais uma iniciativa na direção da humanização da nossa cidade.

O projeto Brincando no Clube, ainda em fase de elaboração, terá início no Centro Esportivo Mané Garrincha e outros cinco estabelecimentos considerados de alta vulnerabilidade social: Centro Esportivo Oswaldo Brandão, na Vila Brasilândia; Balneário Jalisco, na Vila Santa Catarina; Centro de Esporte e Lazer Juscelino Kubitscheck , na Cidade Tiradentes; Centro Esportivo José Ermírio de Moraes, no Itaim Paulista; e Mini Balneário Irmãos Paolillo. No Jaçanã.

 

TEXTO: Paulo Rodolfo de Lima