Pacaemtour leva torcedores para comemorar o aniversário do Pacaembu

César Sampaio participou das comemorações de 79 anos do estádio

Um dos pontos mais charmosos e simpáticos para o paulistano, o Estádio do Pacaembu, completou 79 anos, no último sábado, dia 27 de abril, mas quem ganhou o presente foi a população que pode participar do evento Pacaemtour.

Nesta primeira edição, o passeio pelas áreas que normalmente não são visitadas pelos frequentadores do estádio* proporcionou aos participantes a chance de conhecer os vestiários, a tribuna de honra, o salão nobre, o campo de treino e a emoção de poder passar pelo túnel de acesso ao gramado do estádio.

  César Sampaio sobe as escadas que dão acesso ao gramado do Pacaembu de mãos dadas com crianças e demais participantes do Pacaemtour.

César Sampaio, jogador que se destacou na Seleção Brasileira e clubes como o Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians, além de La Coruña, da Espanha; Persma Manado, da Índia e Kashiwa Reysol, Sanfrecce Hiroshima e Yokohama Flugels, do Japão, esteve presente ao evento e pode compartilhar com os visitantes histórias e curiosidades do futebol.

O ex-volante destacou diversos momentos marcantes no estádio como torcedor e atleta. Honrado com o convite para o evento de aniversário, César destaca a importância do Pacaembu em sua carreira “São 79 anos de um estádio que está dentro do meu coração, da minha alma e da minha história no futebol”, conta.

Os torcedores presenteados com essa experiência tinham muitas histórias curiosas e afetivas com o estádio para compartilhar, como é o caso do carioca Rafael do Nascimento Rodrigues, de 31 anos.

Rafael é torcedor do Flamengo, morador da região de Pinheiros, professor de educação física e já foi sócio do Complexo Esportivo do Pacaembu. “Este local significa muito na minha vida. Tive bons momentos aqui e sempre fui muito feliz neste lugar que vinha para praticar esporte”, afirma.

César Sampaio posa para foto no gramado do Pacaembu ao lado de homem com camisa do Flamengo e uma criança.

O casal Luiz Felipe Pelosi, 35 anos, e Mariana Duchewiski Boruchosas, 34 anos, tem uma ligação especial com o estádio. Afinal de contas, eles se conheceram em uma partida entre Corinthians e Portuguesa, no ano de 2013. Junto dos filhos Mathias Besson Pelosi, 10 anos, e Mariana Fernanda Pelosi, 7 anos, aproveitaram para criar novas memórias no local.

César Sampaio posa para foto com família participante do Pacaemtour, dentro do Salão Nobre do estádio.

 
Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o estádio do Pacaembu já foi palco de grandes eventos esportivos e musicais, como a Copa do Mundo (1950), Pan-Americano (1963) e shows com as bandas de rock The Rolling Stones e U2, além do tenor italiano Luciano Pavarotti, entre outras atrações.

O primeiro jogo foi disputado no dia 28 de abril de 1940, entre Palestra Itália (atual Palmeiras ) e o Coritiba. A partida terminou 6 a 2 para a equipe paulista. Zequinha, do Coritiba, teve a honra de marcar o primeiro gol da história do estádio.

O local que é administrado pela Secretaria de Esportes e Lazer, fica na Praça Charles Muller, s/nº.

Mas o Pacaembu não é só futebol. Dentro do estádio funciona o Complexo Esportivo que atende o munícipe de forma gratuita. “Esse é um espaço nosso! O Pacaembu foi o primeiro campo de muitas equipes e agora com arenas, é o segundo”, destaca César Sampaio.

O secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., destacou a importância da primeira edição do Pacaemtour: “Abrir as portas do estádio, com direito à visita em áreas que não são de acesso público, reforça a importância que a administração pública dá à vocação de um equipamento tão simbólico para a cidade como o Pacaembu”, ressaltou.

 

Texto e fotos: Carlinho Araújo acaraujo@prefeitura.sp.gov.br e Laís de Oliveira laisfoliveira@prefeitura.sp.gov.br