Virando o Jogo

O programa da SEME é uma parceria intersecretarial com a SMADS, SMS, SMDHC e SMH

Na imagem, Programa Virando o Jogo.

O projeto Virando o Jogo, que existe desde 2010, atendeu cerca de 2.400 crianças por ano, com atividades esportivas e de lazer (basquete, futebol de rua, vôlei e atividades recreativas e psicomotoras) orientadas por um analista da Secretaria de Esportes e voluntários da Igreja Coração de Jesus. O atendimento a essas crianças foi realizado na Praça Coração de Jesus, Campos Elíseos, na região da Nova Luz. Esse projeto é voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, muitas vezes filhos de dependentes químicos e moradores da região. Porém, o programa é aberto à população de outras regiões da cidade de São Paulo.

Em 2017 foram cerca de 350 atendimentos realizados no Largo Coração de Jesus. Já em 2018 e 2019, a média foi de 200 por mês. O impacto na vida dos contemplados pelo projeto vai muito além da atividade física ou do esporte, pois geram resultados positivos dentro das famílias que vivem na região.

O Virando o Jogo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e parceiros intersecretariais, como a Guarda Civil Metropolitana, as Prefeituras Regionais, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria de Habitação.