Estádio Municipal Mie Nishi oferece aulas de beisebol gratuitas

Único espaço público do Brasil a disponibilizar a modalidade, o beisebol está confirmado como modalidade oficial nas próximas Olimpíadas

 O Estádio Municipal Mie Nishi, localizado no Bom Retiro, zona oeste da capital paulista, apresenta uma estrutura exclusiva de atividades aos munícipes. O equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) é o único local público do Brasil que disponibiliza o beisebol e softbol, que não são muito comuns no país.

Apresentado como modalidade demonstrativa em várias Jogos Olímpicos, o Beisebol foi incluso no programa oficial da edição de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012. No entanto, nas Olimpíadas de Tóquio 2020, retorna ao maior evento esportivo do mundo.

O Beisebol é um esporte praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternam posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão em uma bola arremessada por um lançador e, ao rebater, deve-se correr pelas quatro bases do campo. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada e um jogo profissional é composto por nove entradas. O time com mais corridas no final vence.

A modalidade é das mais tradicionais em países como Estados Unidos, que possui a Major League Baseball (MLB), a maior e mais importante liga do mundo, e também está entre as modalidades prediletas do público e esportistas japoneses, assim como em diversos países da América Central.

Além do beisebol, o Mie Nishi também oferece outras atividades muito tradicionais da cultura oriental, dificilmente encontradas em outros clubes. Entre elas está o gueitebol, específico para a terceira idade, e o sumô, que acontece no ginásio anexo ao estádio. O sumô é o esporte profissional mais popular no Japão e conta com uma história de mais de 2000 anos.

As inscrições podem ser feitas na administração do próprio estádio, após estar devidamente cadastrado ao clube. Para associar-se basta levar o RG, duas fotos 3x4, comprovante de residência e fazer a sua carteirinha.

Confira aulas, com dias e horários do Mie Nishi:

Segunda-feira
Gueitebol – acima de 40 anos – das 8h às 10h
Terça-feira
Alongamento – das 9h30 às 11h
Beisebol Iniciantes – 8 a 16 anos – das 14 às 16h
Gueitebol – acima de 40 anos - das 8 às 10h
Ginástica geral – das 8 às 9h30
Softbol Iniciantes – 8 a 16 anos – das 14 às 16h
Quarta-feira
Beisebol veterano – acima de 40 anos – das 9 às 12h
Gueitebol – acima de 40 anos – das 8 às 10h
Quinta-feira
Alongamento – das 9h30 às 11h
Beisebol Iniciantes – 8 a 16 anos – das 14 às 16h
Gueitebol – acima de 40 anos – das 8 às 10h
Ginástica geral – das 8 às 9h30
Sexta-feira
Gueitebol – acima de 40 anos - das 8h às 10h
Sábados
Sumô – adultos acima de 18 anos – das 9 às 13h
- Jogos competitivos promovidos pela Federação Paulista de Beisebol em horários diversos
Domingo
- Jogos competitivos promovidos pela Federação Paulista de Beisebol em horários diversos
- Jogos competitivos promovidos pela Federação Paulista de Sumô em horários diversos

Serviço: Aulas no Estádio Municpal Mie Nishi
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro
Maiores informações através do telefone (11) 3221-5105.

Texto: Bruno Pietro e Thiago Oliveira 
Fotos: Tainara Cavalcante