Centro Esportivo Butantã é referência para a terceira idade

O clube que tem a maior porcentagem de idosos entre os frequentadores tem um diferencial que talvez seja a peça chave: as aulas de bicicleta

 A qualidade de vida da terceira idade cresce dia após dia. Segundo um estudo da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, a porcentagem de idosos no País será de 29% em 2050. E com a sua longevidade, a terceira idade vem conquistando também uma maior independência, um novo espaço social e até um novo mercado.
Falar da terceira idade hoje é também pensar em cidadãos ativos e cheios de disposição. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEME oferece várias atividades para este público, desde hidroginástica a vôlei adaptado. As aulas são sempre cheias e com alunos fiéis.

Um exemplo é o Centro Esportivo Butantã. O clube localizado na zona oeste é um dos mais frequentados pelos idosos. Além das aulas de Tai Chi Chuan, ginástica, caminhada e até karaokê, o CE também oferece aulas de bicicleta, com equipamentos totalmente adaptados e seguros.

Idealizado pela professora Solange Menzel e com o Instituto CicloBR, as aulas acontecem uma vez por mês na quadra poliesportiva do clube a fim de oferecer uma oportunidade para aqueles que nunca tiveram a chance de aprender.
É preciso presenciar apenas uma aula para perceber o quanto essa atividade é especial para os idosos. Até para aqueles que já aprenderam, mas que por não andarem mais, perderam o costume e só se sentiram mais seguros com os professores.

Por se tratar de um Centro Esportivo de referência na terceira idade, o clube contou com a visita do Prefeito Emílio Sousa e representantes da cidade Portuguesa Santa Maria da Feira, assim como o secretário adjunto de Esportes e Lazer Erlon Lopes e Marcia Tedeschi, da Secretaria Municipal de Esportes para a Terceira idade no dia 16 de julho. Foram trocadas informações e discutidos projetos e ideias para melhorar a qualidade de vida desse público.
O prefeito Emílio Sousa também não perdeu a oportunidade de se divertir na aula de bicicleta. Ele e o secretário adjunto deram várias voltas na quadra e se admiraram com a disposição dos alunos.

 

Texto e Fotos: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br