Você já ouviu falar em treinamento funcional?

O treinamento funcional vai além da beleza e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer oferece aulas gratuitas em quatro Centros Esportivos

Passado o meio do ano, costumeiramente, as pessoas partem em busca de academias e alternativas de exercícios para obter um corpo melhor para o verão no final do ano ou a melhora da qualidade de vida. Uma atividade que tem conquistado muitos adeptos é o treinamento funcional.

Com toda certeza, quem acompanha as novidades do mundo fitness, já ouviu falar sobre o assunto. Mas você sabe o que é e como funciona?

A atividade se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ela tem sido uma alternativa para quem estava cansado de exercícios tradicionais da academia e é altamente motivador pelo dinamismo e quantidade infinita de exercícios e possibilidades, além de resultados mais rápidos. Os exercícios funcionais podem também encontrar o atleta perdido que existe dentro de você!

As atividades são compostas de ciclos ou circuitos curtos, porém intensos. As aulas podem ou não utilizar acessórios, como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.

O treinamento funcional vai além da beleza e tem como conceito principal um plano de qualidade de vida. Por um simples motivo. Não dá para ficar sentindo dor ao agachar-se para pegar o filho no colo ou desconforto no tornozelo por uma caminhada mais extensa.

Se você está iniciando ou retomando os exercícios, então antes de começar é importante fazer uma avaliação física completa; com anamnese (entrevista ou questionário que direciona o trabalho do profissional) Médica, Nutricional e de Atividade Física, além de integrar o trabalho dos três profissionais em busca do resultado ideal, mas não se preocupe se você não dispuser dessa estrutura, com disciplina é possível conquistar seu objetivo.

No início das atividades, alguns alunos iniciantes ou sedentários podem ter dificuldade para realizá-los adequadamente, mas para qualquer atividade física exige um período de adaptação.

A frequência considerada ideal para praticar as aulas é ao menos duas vezes por semana, podendo intercalar outras atividades em demais dias. Os principais benefícios do treinamento funcional são:

- Quantidade de infinita de exercícios e possibilidades;

- Desenvolvimento da percepção dos movimentos;

- Melhoria da postura geral e durante os exercícios;

- Melhoria do equilíbrio muscular (simetria);

- Melhoria da eficiência dos movimentos;

- Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral);

- Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico;

- Aumento de força muscular;

- Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.

Aulas Gratuitas

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) oferece gratuitamente aulas de ginástica funcional ou treinamento Funcional. As aulas adéquam-se aos objetivos do grupo e podem ser praticados desde iniciantes a avançados. São quatro Centros Esportivos (C.E.) que disponibilizam aulas do gênero.

Na Zona Leste, o C.E. Ermilino Matarazzo conta com aulas de ginástica funcional com professora Ana Carolina, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 8h. “Estamos em fase de formação de turmas e temos muitas vagas disponíveis. A minha aula é direcionada ao público da terceira idade ou iniciantes”, explica a professora.

Já o C.E. Juscelino Kubstcheck dispõe das aulas de treinamento funcional com o professor Marcelo as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30 e terça e quinta das 13 às 14h.

A Zona Oeste oferece aulas no Centro Esportivo e Lazer (C.E.L) Brigadeiro Eduardo Gomes, o Taipas, com as aulas de treinamento funcional da professora Olga, as segundas e quartas, das 19 às 19h45. “A turma está iniciando, começamos em fevereiro. Estipulamos uma idade mínima a partir dos 16 anos, mas se estende a pessoas com 30-40 anos. O grupo é bem heterogêneo. Trabalho com estações de 1 minuto em media e às segundas é mais intenso, para espantar a preguiça no começo da semana”, alerta a professora. (assista momentos da aula em https://goo.gl/2mMYxe)

E na Zona Sul, o professor Paulo Eduardo ministra aulas de ginástica funcional as quartas e sextas-feiras das 19h às 20h. “Minhas aulas são abertas para todas as idades e trabalho com um público misto. Para alguns, os objetivos são condicionamento físico, outros emagrecimento e até mesmo definição. Independente do publico, nas minhas aulas, quem faz a intensidade é o aluno, então pode haver um grupo misto e cada um com seu objetivo individual”, explica Paulo.

Algumas aulas podem completar o hábito das atividades físicas, ajudar em objetivos específicos e até prepara-lo para a intensidade das funcionais, são os casos das aulas de alongamento, condicionamento físico, ginástica, ginástica geral, pilates e yoga.

Para participar das atividades é simples. Basta levar ao local de sua preferência o RG, duas fotos 3x4, comprovante de residência e fazer a sua carteirinha no Centro Esportivo. Também é necessário verificar se a modalidade possui vagas e os horários de início, dirigindo-se ao local ou ligando. A lista completa de atividades oferecidas pela SEME e endereços está em https://goo.gl/AEHy6o.

Texto: Thiago Oliveira
Fotos: Divulgação SEME/Professores