João Farias assume a pasta de Esportes e Lazer na cidade de São Paulo

Novo secretário tem vasta experiência na área pública

João Farias tomou posse como Secretário Municipal de Esportes e Lazer na última terça-feira (3). Farias chega e mantém foco no Plano de Metas do governo em aumentar em 20% a taxa de atividade física. A prioridade será a ampliação das opções de práticas esportivas e de lazer nos espaços públicos em todas as regiões da cidade e no uso do esporte como uma ferramenta de inclusão social.

Nascido e criado no bairro do Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo, casado e pai de 4 filhos, Farias começou a trabalhar aos 8 anos de idade como carregador na feira para ajudar a família. Trabalhou como office boy e operador de impressão. Apaixonado por esporte, praticou futebol, vôlei e basquete durante a juventude nos centros esportivos municipais e acredita que esse foi o grande estímulo que o fez tomar um caminho diferente de alguns dos jovens, que como ele, eram da periferia, mas acabaram caindo no mundo das drogas ou na criminalidade por falta de opções e incentivo.

João Farias ingressou na carreira de entretenimento e lazer, chegando a Diretor de Eventos da Prefeitura Municipal de Santos. Em meados da década de 90, organizou e produziu o Carnasampa, evento que consagrou as micaretas em São Paulo e em várias cidades do país.

Em 2001, iniciou sua trajetória política na Prefeitura de Araraquara, como Chefe de Governo, Secretário Municipal de Habitação, onde entregou mais de 5 mil casas do projeto Minha Casa, Minha Vida. Em 2008, foi eleito vereador e Líder de Governo e foi reeleito em 2012 como o vereador mais votado, quando foi escolhido para Presidente da Câmara de 2013 a 2014. Foi candidato a Prefeito de Araraquara em 2016. Até o final de 2018 é segundo suplente de Deputado Federal pelo PRB.

O novo Secretário Municipal de Esportes e Lazer afirma que dará continuidade aos projetos vigentes e implantará novos programas, que serão formatados junto à equipe técnica da pasta na sua gestão.

A Virada Esportiva, um dos principais projetos que acontece no mês de setembro em São Paulo, será marcada pela descentralização das atividades e pelas parcerias com a iniciativa privada. Segundo João Farias, a população terá a oportunidade de participar de mais de 1.500 atividades pelas cinco regiões da cidade.