PREFEITURA DE SÃO PAULO

A psicologia do esporte melhora o rendimento dos atletas

Psicóloga da SEME acredita que ainda falta valorização da Psicologia dentro do meio esportivo

11/05/2016 17h26

 Em conversa com Adriana Justino, uma das psicólogas da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, é possível perceber a real importância da Psicologia do esporte, tanto no desenvolvimento das metas pessoais dos atletas, quanto das equipes.


 Adriana trabalha há sete anos no Centro Olímpico da SEME e atende atletas com idades entre 7 e 25 anos, como os jogadores de vôlei, além de alguns times de futebol, handebol e luta olímpica. As outras três psicólogas da Secretaria acompanham as demais modalidades como natação, ginástica artística, basquete, etc.


 As atividades realizadas no centro médico, geralmente envolvem dinâmicas de grupo e a depender da situação há atendimento individual. Segundo Adriana, os atletas mostram uma melhoria significativa na concentração, nos resultados e na confiança tanto individual quanto da equipe.


 Quando há algum fator emocional, que foge da área esportiva, o atleta é aconselhado a procurar outros profissionais, pois a psicologia da SEME é focada no esporte e no seu rendimento.


 O nervosismo é muito comum nas finais das competições e isso gera ansiedade nos atletas, por isso, a parte técnica também é levada em consideração. O treinador pode trabalhar em conjunto com as psicólogas para melhorar tanto os resultados como o aspecto emocional do grupo. Elas participam ativamente da rotina dos atletas, discutem lances e assistem aos jogos.


 Para Adriana, ainda existe preconceito com a Psicologia de uma forma geral no Brasil e não é diferente com a área esportiva, mas a importância da mesma é inegável. Após as dinâmicas, as relações se fortalecem e as equipes ficam mais unidas.


 Adriana Justino trabalhou com assistência social antes de seguir na carreira esportiva. Ao perguntarmos como é trabalhar na SEME, respondeu com um sorriso no rosto: “Ahh, eu amo estar aqui”. É com esse amor que ela e as psicólogas da SEME fazem a diferença na vida dos atletas e de alto rendimento.

Texto: Lílian Pacheco - loroso@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br