PREFEITURA DE SÃO PAULO

Chamamento Público - Pacaembu

28/12/2015 16h33

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação abriu em janeiro de 2015 Chamamento Público para apresentação, pela iniciativa privada, de projetos visando à Modernização, Restauração, Gestão, Operação e Manutenção do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. O edital de chamamento foi elaborado de acordo com o Decreto Municipal nº 51.397/2010, que regulamenta o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI no âmbito do Município de São Paulo.
O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene ressalta que “o Chamamento Público está cheio de exigências de modernização, restauro das áreas tombadas e na revitalização da área poliesportiva – que deverá ser devolvida, integralmente, para gestão da prefeitura”.
Para conferir os detalhes do Chamamento Público, clique aqui.
Seis interessados que se apresentaram no prazo estipulado tiveram o pedido de autorização aprovado pela SEME. Os autorizados tiveram prazo até dia 31 de agosto para apresentem seus projetos detalhadamente. Nesse interregno, a SEME promoveu uma audiência aberta com os autorizados, no dia 14/05/2015, para esclarecer algumas dúvidas (vide abaixo).
A Secretaria recebeu 3 projetos no prazo mencionado e solicitou apresentações presenciais por parte dos responsáveis acerca dos estudos. As apresentações ocorreram nos dias 23/09 e 01/10/2015 (vide abaixo).
Após analisar preliminarmente os estudos, a Comissão Especial solicitou que fossem feitas complementações pelos 3 proponentes, as quais foram entregues até o prazo de 17/11.
Após analisar as complementações, a Secretaria determinou o envio dos projetos que estavam de acordo com o edital de chamamento para o CONPRESP, para análise dos projetos sob o ponto de vista da preservação do patrimônio tombado. Um dos projetos foi declarado insubsistente, por desatendimento de especificações do edital.
Atualmente, os projetos da Fernandes Arquitetos Associados (e consorciados) e da Associação Casa Azul se encontram sob análise do CONPRESP (SMC).

Outros documentos relevantes para as propostas:
Laudo do IPT
Tombamento Condephaat
Norma abnt 10.151
Norma abnt 10152

Dúvidas frequentes
Custo anual do estádio para a Prefeitura – R$ 9 milhões
Deverá ser contemplado no projeto de modernização do estádio: Cobertura; Assentos Enumerados; Estacionamento; Banheiros; e wi-fi livre
O prazo de concessão dependerá da proposta
O nome Paulo Machado de Carvalho, e o apelido, Pacaembu, devem ser mantidos
Respeitar o tombamento pelos órgãos do Patrimônio Histórico
O Museu do Futebol não fará parte da concessão

Dúvidas: propostaspacaembu@prefeitura.sp.gov.br
Os esclarecimentos poderão ser respondidos por este mesmo endereço e publicados no Diário Oficial, bem como pelo website da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação: http://www.prefeitura.sp.gov.br/seme.

Confira alguns atos do PMI:
CHAMAMENTO PÚBLICO - PACAEMBU
CHAMAMENTO PÚBLICO - QUESTÕES DE AUDIÊNCIA-PACAEMBU
RESUMO DAS APRESENTAÇÕES PMI PACAEMBU