Centro Esportivo Ibirapuera recebe Seminário Internacional de Krav Maga

Modalidade surgiu em Israel e é reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal

O Seminário Internacional de Krav Magá, ministrado pelo Capitão Mestre das Forças de Defesa de Israel, Matan Bochner, começou na última sexta- feira (30), no Centro Esportivo Ibirapuera. Em conjunto com o Mestre José Cirino Filho, que é faixa preta graduado em Israel, Bochner ensinou técnicas básicas de defesa pessoal para os participantes.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene. Segundo Jatene, há cerca de dois anos a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, fez uma parceria para oferecer aulas de Krav Magá no Centro Esportivo e “hoje é um momento importante, pois eles estão abrindo um Seminário Internacional com o Mestre de Israel”, finalizou o secretário, que contou estar satisfeito com a parceria. Esteve presente também, o coordenador do centro esportivo, Francisco Tiago Pereira, que disse estar sendo bom receber o evento no local.

O Krav Magá é a única luta conhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. Segundo o Mestre José Cirino Filho, que também faz parte da Liga Paulista de Krav Maga, o esporte surgiu em Israel na década de 40, com objetivo de preparar o exército de Israel para defender a nação. “O Krav Magá é cem por cento habilidade, sendo um compêndio de diversos métodos, onde se aprendem técnicas de queda, posições básicas, saídas de agarramento, defesa e aplicação de golpes traumáticos”, completou Cirino Filho.

Por ser uma modalidade que não tem a força como principal método de defesa e sim a rapidez, é recomendado para todas as pessoas, até crianças, como Miguel Felipe de sete anos, que treinava ao lado da mãe Claudenice Pereira da Silva Cirino. De acordo com Claudenice, é importante o filho estar presente nas aulas, pois futuramente ele vai saber se defender, além de desenvolver a autoconfiança: “o Miguel é super confiante naquilo que ele faz, e isso traz a confiança também para nós, pois sabemos que em qualquer situação ele vai saber sair do jeito que foi doutrinado aqui”, concluiu a mãe.

O evento durou quatro dias, e todos os alunos se mostraram atentos para os ensinamentos do Capitão Mestre das Forças de Defesa de Israel, Matan Bochner, um dos maiores nomes da arte de defesa pessoal. Bochner contou que esta é a sua primeira visita ao Brasil e disse estar animado, pois “eu estou aqui para ver o resultado que pode começar a partir desse pessoal. Minha expectativa deste seminário é trabalhar duro, para obter bons resultados”, comentou o Mestre israelense.

Entre os participantes, estava a advogada Priscila Yamasaki, 27 anos, que conheceu a defesa pessoal israelense através de um amigo. A advogada contou que buscava apenas praticar um exercício físico, mas “acabei me apaixonando. Já aprendi muita coisa, e fico mais atenta às pessoas e aos lugares que frequento”, contou Yamasaki, que agora se sente mais segura ao andar na rua, assim como a auxiliar técnica de educação, Fabiane Fátima da Silva, 34 anos. Fabiane pratica há sete meses Krav Magá e resumiu a luta como “a simplicidade e eficiência, pois com poucos golpes você consegue neutralizar ou revidar um ataque”, explicou a auxiliar técnica de educação.

Perto do tatame e com os olhos atentos em cada movimento, estava Carlos Alberto da Silva de 60 anos, que participa de todas as aulas e aprende as técnicas de defesa apenas observando. Segundo Carlos Alberto “o Krav Magá não é só um esporte, é uma família, pois todos se respeitam e cuidam um do outro”, finalizou.

O Centro Esportivo Ibirapuera, localizado na Rua Pedro de Toledo n° 1651 – Vila Clementino/ zona Sul de São Paulo, oferece aulas de Krav Magá de segunda e quarta- feira, gratuitamente.

Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes

Texto e fotos: Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!