PREFEITURA DE SÃO PAULO

Folclore na Zona Sul

Segundo baile regional, do Vem Dançar, reúne idosos no Centro Esportivo de Santo Amaro

21/08/2015 17h39

Há quem diga que o mês de agosto não possui nenhuma data especial a ser comemorada. Mas, quem possui boa memória sabe que no mês oito, mais precisamente no dia 22, o Folclore brasileiro é celebrado. Diante desse fato, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação celebrou o segundo baile regional, do ano, feito para os idosos: o Vem Dançar.

Na tarde desta sexta (21), os munícipes da terceira idade, juntamente com familiares e membros da comunidade local fizeram a festa no Centro Esportivo Santo Amaro. A decoração colorida, com traços característicos do Folclore brasileiro foram alguns pontos destacados por quem esteve por lá. Não ultrapassando a alegria das pessoas que se divertiam na pista de dança, improvisada no ginásio.

Dineia Cardoso, a coordenadora do baile feito desde 2007 pela SEME, relata sua experiência em lidar com o público: “O Vem Dançar é a experiência daquilo que os idosos aprendem em aula, além disso, uma interação entre eles. Um cotidiano diferente, saindo da depressão e ansiedade que são doenças que afetam este segmento, tirando-os do sedentarismo.”

O sertanejo e o forró foram os ritmos mais entoados nessa edição. Em casais ou sozinhos, a galera da terceira idade não perdeu tempo para cair na pista e se divertir. Mesmo aqueles que só observaram o ambiente, puderam ter uma tarde agradável.

Esse foi o caso do casal Morete. Rosa, 70, e Akira, 71, observaram o movimento do espaço em uma mesinha disposta nas proximidades do palco e pista. Infelizmente, as dores no joelho do senhor Akira impossibilitaram a dança, mas não tirou a alegria do casal que estava acompanhado de amigos e curtiram a boa música do baile. Para Rosa, o “Vem Dançar’ é uma grande oportunidade de sair de casa, se distrair e construir novas amizades.

Aos desacompanhados, uma equipe de dançarinos fez companhia em meio ao salão. Luís, mais conhecido como Café, 49, trabalha com dança há 35 anos. O currículo experiente, desde participações em novelas e grupos de cantores famosos, como Elba Ramalho, não anula a importância de trabalhar com idosos. “São pessoas recíprocas e empenhadas”, conta.

No “Vem Dançar” a participação de crianças é constante. Tainá Souza,7, e Raissa Pereira, 9, foram destaque na pista ao brincarem  em meio aos vovôs que também demonstravam ter o mesmo vigor e idade.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação apoia e organiza esse evento. A terceira edição do baile regional, do Vem Dançar, acontecerá em 26 de agosto, no Centro Esportivo da Vila Manchester, zona leste da capital, com a mesma temática do Folclore.

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Leandro Olovics- laoalves@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!