Jogos da Cidade de São Paulo

Saiba um pouco mais sobre a maior competição de amadores do país

 

No dia 18 de maio começa a 17ª edição dos Jogos da Cidade, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O campeonato consiste em disputas nas seguintes modalidades: basquete e futebol de campo para o público masculino, e futsal, vôlei e handebol, masculino e feminino. O torneio envolveu 18 mil atletas e 824 times na última oportunidade.

Para a 17ª edição, já são mais de 100 times inscritos. O futebol de campo é a modalidade com maior número de participantes, até o momento.

As inscrições para equipes e atletas vão até o dia 01 de abril, um mês antes do início da disputa regional, que dura até agosto. Depois disso, os classificados devem confirmar a participação na etapa municipal. Já os festivais que envolvem tênis, capoeira, xadrez, gueitebol e vôlei de praia têm início no mês de maio, porém, sem data definida.

O encerramento dos Jogos está previsto para dezembro.

HISTÓRICO DOS JOGOS DA CIDADE

A ideia dos Jogos foi elaborada em 2002 pela SEME e colocada em prática já no ano seguinte com as modalidades: futebol, basquete, handebol, futsal e vôlei. A primeira edição contou com 2154 equipes na etapa regional e 260 na municipal, com um total de 32 mil atletas e 3242 jogos durante todo campeonato.

O objetivo principal sempre foi criar um projeto que fizesse a divisão da cidade por meio de Subprefeituras, mas que estabelecesse uma integração entre elas durante o decorrer da competição, por meio do esporte. Até hoje, a disputa acontece primeiro na fase regional e depois em um âmbito municipal, que define o campeão da cidade de São Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES DOS JOGOS DA CIDADE

www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br