PREFEITURA DE SÃO PAULO

Festival de Capoeira agita o Centro Esportivo Tietê

Evento também comemorou o Dia da Consciência Negra

24/11/2014 17h03

Aconteceu no último dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, o Festival de Capoeira que reuniu no Centro Esportivo Tietê, capoeiristas de 4 a 23 anos.

O evento que foi organizado pela FEPLAM – Federação Paulista de Lutas e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Na oportunidade mais de 390 jovens de 19 Centros Esportivos Municipais participaram do III Encontro Temático de Artes Marciais – modalidade capoeira.

Segundo Marjó Couto, diretora de projetos da FEPLAN, “Programas como esse tem tudo para integrar ainda mais a comunidade”, disse Couto.
Um dos mais entusiasmados com a iniciativa era José Carlos, mais conhecido como Mestre Canguru, falou da importância do evento, ”Precisamos manter vivo o esporte genuinamente brasileiro e a cultura da capoeira no país”. “São mais de 2 milhões de praticantes no Brasil e o nosso objetivo é divulgar que a capoeira não é só esporte, também são cantigas, poesia e disciplina”. “Isso ajuda no desenvolvimento social do cidadão”, conclui o Mestre.

No gramado do CE Tietê foram realizadas apresentações de maculelê, samba de roda, puxada de rede com crianças deficientes mostrando sua habilidade, além de uma roda de capoeira com tambor de crioula (dança circular).

Os “pequenos” participaram em peso do Festival. Giulya de Oliveira Cesar, 8 do CE Sabará e Isaque Marques Roque de 9 anos estavam atentos aos ensinamentos dos mestres. “Gosto muito de lutar e vou continuar até crescer” concluiu Giulya. O Jovem Isaque, menos tímido comentou “Comecei tem duas semanas e não quero parar mais, vou crescer lutando”, finalizou o garoto do CE Juscelino Kubitschek.

Outros dois jovens garotos não paravam de pular no mais recente centro esportivo de São Paulo. Os irmãos, Igor Guilherme de 7 e Ruan de 9 anos queriam mostrar que sabiam gingar. “Esse esporte uniu os negros que lutaram pela liberdade”, falou Ruan com total apoio de Igor que também adora Xadrez nas horas vagas.

Festival de Capoeira
Local: Centro Esportivo Tietê
Endereço: Av. Santos Dummont, 843
Horário: Das 10h às 14h
Data: 20 de novembro


Texto: Ricardo Monzillo – rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro – fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!