SEME oferece infraestrutura para equipes da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Segunda fase da competição começa nesta terça-feira

Tradicional campeonato de categorias de base do futebol brasileiro, a 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a segunda fase nesta terça-feira (14 de janeiro). Na primeira etapa, 104 clubes foram divididos em 26 grupos. 32 times participam desta fase, que terá jogos em 16 cidades do Estado de São Paulo.

Em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) oferece hospedagem, transporte, alimentação em sua sede na capital paulista e ainda locais de treinamento para as equipes do grupo. Em 2014, Aracruz (ES), Atlético (MG) e Holanda (AM) receberam apoio da Prefeitura na Copinha. Juntamente com o Nacional (SP), essas equipes fizeram parte do grupo Z na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atlético-MG e Nacional classificaram-se para a segunda etapa neste grupo. Além desse apoio, a SEME também disponibiliza o Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) para a final da competição, disputada em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

O professor José Alberto Kono, da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esportes e Lazer da SEME (CGPE), acompanha as equipes que permanecem na cidade de São Paulo durante a Copinha desde 2004. “É muito prazeroso trabalhar em competições”, declara alegremente o professor. Paulo Justino e Valter Pedro, conhecido como Valtinho, também ajudam os times hospedados em São Paulo. Justino atua na Copinha há cerca de 33 anos. Valtinho cumpre esta tarefa há mais de 20 anos. “Eles montavam beliches para receber as equipes no Pacaembu”, relembra José Alberto Kono.

Nesses dez anos, momentos marcantes não faltaram para Kono: em 2005, o professor conheceu Dirceu Krüger, ídolo do Coritiba. “Mantemos contato até hoje. Temos uma amizade muito grande”, relata Kono. Três anos depois, o professor da SEME acompanhou de perto a trajetória de Neymar e do Santos F.C.na competição. “Ele é um menino muito educado. Apesar daquele time não ter ganhado o campeonato, eles deixaram uma marca na competição”, afirma Kono.

Na 45ª edição da Copinha, a surpresa veio de fora do mundo do futebol. Ao acompanhar uma das equipes que jogaram em São Paulo na primeira fase da Copinha, o professor reencontrou a jogadora Alessandra, campeã mundial de basquete em 1994. A atleta foi revelada por José Alberto Kono ainda quando criança. Ao vê-la brincando no parquinho do Centro Esportivo Butantã, zona oeste de São Paulo, o professor convidou a garota para jogar basquete. Sem uma resposta por parte da menina, Kono conversou com a tia de Alessandra, que a convenceu a jogar. No congresso técnico da Copa São Paulo, ocorrido em 03 de janeiro deste ano, a pivô deu a Kono a camisa que ela usou nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

Comemorações, revelações e convites

Uma comemoração para o aniversário da cidade. A Copa São Paulo de Futebol Júnior foi criada pela Prefeitura de São Paulo com este intuito em 1969. As primeiras partidas da competição foram disputadas no CE Vila Manchester, zona leste da capital. Na primeira edição do campeonato, apenas quatro times disputaram o título. Dois anos depois, a Copinha passou a incluir times de fora do Estado de São Paulo. Ao longo de sua história, o campeonato já revelou grandes nomes do futebol brasileiro, como Paulo Roberto Falcão, Kaká, Raí, Neymar, Cafu e Toninho Cerezo.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014 já começou com um recorde: maior número de equipes em toda a história da competição. Outra peculiaridade da 45ª edição do campeonato é a presença de uma equipe estrangeira: o Kashiwa Reysol (Japão). Esta é a 15ª vez em que um time do exterior participa da Copinha. O time japonês fez a melhor campanha entre os estrangeiros até hoje. O Al-Hilal (Arábia Saudita) foi o último time estrangeiro a participar da competição, em 2010. O Providência (México) foi o primeiro representante do exterior na Copa São Paulo, em 1980.

Confira as partidas da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste link

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto 1: Arquivo SEME

Foto 2: Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Foto 3: Arquivo pessoal - Alessandra Santos de Oliveira

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!