SEME e ABRET homenageiam Leônidas da Silva com campeonato de futebol

O evento acontecerá no Parque Esportivo dos Trabalhadores que foi projetado pelo ex-jogador de futebol

A Associação Brasileira de Esportes para Trabalhadores (ABRET) junto à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), organizam o campeonato “Troféu Leônidas da Silva” em homenagem ao ano do centenário do ex-jogador de Futebol Leônidas, conhecido como “O Diamante Negro” dentro dos campos.

O campeonato acontecerá no dia 30 deste mês no Parque Esportivo dos Trabalhadores, local que Leônidas ajudou a criar em 1975, após sua carreira esportiva. A homenagem será feita com o descerramento de placa com seu nome, seguido pela disputa do Troféu em seis partidas. O evento começará às 8h e terá o enceramento às 16h. Deverão estar presentes o Secretario Municipal de Esportes, Celso Jatene, as equipes dos Sindicatos de Trabalhadores, de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo, Padeiros, Comerciários, Gráficos e da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, categoria profissional a qual Leônidas da Silva também fez parte como Comentarista Esportivo da Rádio Jovem Pan.

Esposa de Leônidas, Albertina dos Santos, esteve sempre ao seu lado e, hoje, representa o jogador em todas as suas homenagens. Albertina ressalta todo o esforço do ex-jogador para fazer o Parque Esportivo dos Trabalhadores (Antigo CERET). “Ele que foi levantar tudo o que precisava. Não tínhamos dinheiro, mas com o nome dele ele conseguiu muita coisa, como o terreno. Ele não parou de trabalhar para poder levar a frente a criação do Parque”. Para Albertina é muito significativa esta homenagem que será feita no Parque. “Colocar o nome dele lá tem um grande significado, é mais que gratificante, é emocionante. Queria agradecer a todos porque isso é muito importante para mim. Já participei de diversas homenagens, mas ver a placa com o nome Leônidas da Silva no Parque Esportivo dos Trabalhadores e o campeonato em seu nome é a melhor”.

Leônidas passou por diversos clubes, assim como o Botafogo, Flamengo e São Paulo. Em 1938, foi artilheiro da Copa do Mundo com oito gols, incluindo três marcados contra a Polônia. O Brasil conseguiu a sua melhor participação em mundiais até então, ficando com a terceira colocação. Posteriormente, O Diamante Negro foi escolhido o melhor jogador do mundial. Depois de deixar o gramado em

 1951, não se afastou do Esporte, tornando-se dirigente do São Paulo, comentarista esportivo no rádio, onde ganhou sete troféus Roquette Pinto e a criação do Parque Esportivo dos Trabalhadore

s. O jogador parou as suas atividades devido ao Mal de Alzheimer e, em 24 de janeiro de 2004, Leônidas faleceu por causa de complicações relacionadas à doença.

Veja a tabela de jogos:

09:00 J01 ACEESP x FEMACO
10:10 J02 PANCROM x FLOR DE MAIO
11:20 J03 SPIRAL x TYREX
12:30 J04 VIDA CONSCIÊNCIA x SOL
13:40 J05 COMPRINT x ZAMBERETE
14:50 J06 PADEIROS x COMERCIARIOS


Texto:
Renata Simond – rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
 Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br/Techtudo

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!