Atletismo: Ana Carolina Marques é destaque no lançamento de dardo

A atleta também conquistou índice para a disputa do Mundial de Menores, que acontece em Donetsk, na Ucrânia

O clima de Mundial de Menores de Atletismo continua na Série Pratas da Casa. Além de Letícia Cherpe, Mirna Marques da Silva e Isabela Oliveira, Ana Carolina Marques Pires também obteve índice para competir em Donetsk e contou um pouco sobre sua vida de atleta.

Apelidada carinhosamente pelos professores do Centro Olímpico como Aninha, a atleta chegou ao COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) com apenas nove anos. “Foi uma professora de Educação Física que me indicou o Centro Olímpico para praticar esportes e passar o tempo, aí acabei ficando”, fala orgulhosamente. Depois de um breve período treinando sem especialização, Ana Carolina passou para o lançamento com dardo: “o Ricardo Barros, meu técnico, foi me puxando para a pelota. O lançamento com dardo foi uma consequência”, conta.

A classificação para o Mundial foi considerada como um degrau para a atleta realizar um grande sonho: “O que mais me atraí no atletismo é saber que eu posso ser uma das melhores do mundo, isso me deixa muito feliz.” Para isso, a atleta sai da escola, que fica no sudeste da cidade de São Paulo e encara 1h10min de “viagem” para chegar ao Centro Olímpico. Aninha lembrou ainda do grande apoio que recebe da família desde o início de sua carreira. “O sonho da minha mãe é me ver nos Jogos Olímpicos”, declara.

Natural de Salvador, a lançadora de dardo teve seu primeiro bom resultado em um campeonato estadual. Depois disso, as conquistas aumentaram e Ana Carolina conseguiu classificar-se para o Campeonato Sul-americano, disputado na Argentina em outubro de 2012. A atleta conquistou ainda o Campeonato Brasileiro da temporada passada.

Velocidade. Essa é uma das grandes paixões de Aninha, que completou 16 anos há pouco mais de duas semanas. E foi justamente essa paixão que garantiu a ela uma vaga no Mundial de Donetsk: “A Ana tem uma condição física muito boa, velocidade e facilidade no lançamento desde a categoria pré-mirim”, explica o técnico Ricardo Barros, que já faz parte da vida de Aninha. “O momento mais emocionante da minha vida foi quando eu me classifiquei para o Mundial. Eu e meu técnico choramos muito naquele momento”, destacou a lançadora de dardo. Ana Carolina Marques só obteve índice para competir na Ucrânia em seu último lançamento.

Ao falar sobre suas expectativas, Aninha deixou claro quais são seus dois objetivos: “quero me classificar, estar entre as oito ou dez melhores, pelo menos. Depois disso quero brigar por medalhas”. Segundo a atleta, suas principais adversárias são a catarinense Juliana Campos e a paraguaia Laura Melissa Paredes.

Para finalizar, Ana Carolina deu uma dica para as crianças e jovens que querem começar a praticar esportes: “o principal é se interessar bastante, pois vale a pena. Não para ser necessariamente uma atleta de ponta, mas para que você possa ser um cidadão. É algo bem legal, formam-se pessoas muito boas dentro do esporte”, opina uma das representantes brasileiras do lançamento de dardo.

Texto e foto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!