Tacos e bolas verde-amarelas: a origem do beisebol brasileiro

O país do futebol também tem espaço para o beisebol. Apesar de não ser muito conhecido por aqui, o esporte chegou ao Brasil no início do século XX, quando empregados da Light, Companhia Telefônica, Consulado dos Estados Unidos e de outras empresas estrangeiras se reuniam para jogar. O boom da modalidade ocorreu entre 1910 e 1920, quando o país contava com uma liga amadora. Alguns relatos afirmam que as partidas ocorridas por algumas equipes atraíam mais público que os jogos de futebol.

Simultaneamente a esse processo, os imigrantes japoneses também trouxeram a cultura do beisebol ao Brasil, praticando-o principalmente no interior de São Paulo, onde trabalhavam na lavoura. A presença de estádios em Londrina (Paraná) e em Ibiúna (São Paulo) retrata bem esse período histórico. Os times do interior foram fundamentais para a posterior formação de uma federação, inicialmente comandada pelo jornalista Olímpio de Silva e Sá.

A modalidade teve bons momentos até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939 e terminou em 1945. O conflito generalizado provocou a proibição da reunião pública e uso de línguas e costumes por parte de imigrantes japoneses, alemães e italianos. Depois desse período, especificamente em 24 de setembro de 1946, foi fundada a Federação Paulista de Beisebol.

Fundado em 1958, o Estádio Municipal Mie Nishi possui importância fundamental na história do beisebol brasileiro. A partir da construção do local, o primeiro construído pela administração pública em toda a América Latina, surgiram diversos times para a prática desse esporte. Nas décadas de 1960 e 1970, seleções de países considerados potências no beisebol, como o próprio Japão e os EUA, visitaram o Brasil e aproveitaram para impulsionar a prática desse esporte.

Nas décadas de 1980 e 1990, a Seleção Brasileira passou a se destacar em suas categorias de base. O bom momento foi coroado por títulos no Mundial Infantil de Beisebol (1990) e Mundial Juniores de Beisebol (1993). Para completar, o Brasil conquistou ainda o Sul-americano na modalidade no ano de 2005.

Você se interessa por esse esporte? O Estádio Municipal Mie Nishi está aberto todos os dias para quem deseja conhecer melhor o beisebol. Além do uso dos espaços, também é possível assistir a competições nos finais de semana. Aproveite essa oportunidade!

Clique aqui para saber mais.