Entre varas e saltos

Bianka Paulon é destaque no atletismo do COTP

Uma novidade do salto com vara vem ganhando destaque no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Engana-se, porém, quem pensa que a atleta é uma iniciante no mundo do atletismo. Foi o bom desempenho de Bianka Paulon na modalidade desde 2008 que garantiu a ela um espaço na série Pratas da Casa.

Bianka está prestes a completar 16 anos, mas já faz parte do time do COTP há quatro anos. Ela começou no heptatlo, mas no começo de 2013 acabou mudando de prova. O motivo? A atleta explica: “Foi mais conversa com o técnico (Ricardo Barros). Às vezes pensamos que vai ter resultado no heptatlo, mas uma hora vai limitar. Aí a gente começa a ver o biotipo,o jeito que estamos agindo, vê que está melhorando no salto. Começaram a perceber e falar: ‘vamos arriscar salto com vara?’. Eu arrisquei, estou gostando e não quero sair mais’.”

A relação da saltadora com o mundo esportivo começou dentro da escola. Ela era o grande destaque nas aulas de Educação Física: “Eu era a mais extrovertida, sempre queria fazer as coisas, participava de competições de atletismo no colégio. Era a mais rápida, tinha mais facilidade para fazer as coisas. Aí minha professora de Educação Física falou: tem uma peneira lá no COTP. Tinha mais de 100 pessoas, foi uma peneira bem divulgada. Fui chamada, filmaram meu salto. Tinha uma boa técnica mesmo não treinando, até me entrevistaram. Competi com gente de 16 anos, eu com 11, pequenininha, e deu tudo certo. Hoje estou aqui treinando, sem querer sair”, conta orgulhosa.

Os títulos sempre fizeram parte da vida de Bianka. Em 2009, ainda na categoria pré-mirim, ela competiu na categoria mirim e foi classificada como a terceira melhor do Brasil. Dois anos depois, a atleta foi campeã estadual e terceira colocada no Campeonato Brasileiro. Nesse ano, as metas são uma vaga para o Campeonato Brasileiro e outra para o Mundial. “O Mundial está na meta, mas está complicado, pois somos novos nessa prova, então vamos com calma”, explicou Bianka Paulon.

Para nossa entrevistada, pensar no futuro equivale a sonhar com Olimpíadas, Pan-americanos e Mundiais. A curto prazo, o objetivo da atleta é disputar os Jogos de 2016. Bianka conta algumas estratégias: “meu sonho mesmo sempre foi Mundial. Mas sei que tem que ser tudo com tempo, não posso ser prematura, querer tudo em uma hora só. Tem que vir tudo com esforço e treino.”

Em relação aos ídolos do atletismo, desde cedo nossa prata da casa tinha uma atração especial por aqueles que atuam no salto com vara. “Sempre gostei da Fabiana Murer e da Yelena Isin-bayeva. Nesse tempo já pensava: se eu sair do heptatlo, vou para o salto com vara.” Maurren Maggi, do salto em distância, é outro espelho para Bianka.

No meio da conversa, a atleta surpreendeu ao dizer que sonhava em ser jogadora de futebol. A estrutura e o crescimento do atletismo convenceram a atleta a ficar dentro dessa modalidade: “O atletismo para mim está crescendo agora. Espero que continue assim, para que quando chegarmos às Olimpíadas consigamos boas marcas na Seleção Brasileira.”

Por último, Bianka Paulon deu dicas para quem quer seguir dentro desse esporte: “Sempre coloquei na minha cabeça que nunca deveria desistir. Já tive muitos problemas e já pensei em desistir. Tem treinos em que você vai super bem e tem outros em que você não consegue fazer nada do que o técnico pede, aí você desanima e pensa: ‘será que estou no lugar certo?’ O que eu tenho para falar é: nunca desistir, pois quem quer alguma coisa tem 

que correr atrás. Eu sempre quis ser alguém dentro do esporte e o atletismo me ajudou nisso. O que eu posso dizer, além de não desistir, é sempre tentar, pois haverá momentos em que você vai errar, outros em que vai acertar, mas o espírito do esporte é assim, não é só técnica, mas ter cabeça para chegar lá na frente, ter um psicológico muito bom para saber separar as coisas. Esporte é isso.”, recomenda a atleta, que também quer colaborar com o COTP no futuro, como estagiária, técnica ou voluntária.

 
Texto e foto de perfil:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto do salto: Arquivo pessoal


Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!