São Paulo é campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior


Adriane Schultz
Foto: Mônica Nader

No dia do 456° aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, mais de 24 mil torcedores lotaram o estádio do Pacaembu para assistir a final da 41° edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Após o empate por 1 a 1 em tempo normal, a equipe do São Paulo alcançou a vitória por 3 a 0 nos pênaltis, com destaque para o goleiro do São Paulo, Richard, que defendeu três cobranças do Santos. Com o resultado, o clube do Morumbi conquista o tricampeonato, após ser campeão nos anos de 1993 e 2000.

“Este campeonato revela grandes talentos no futebol. É uma alegria comemorar uma grande final como essa no dia do aniversário de São Paulo”, diz Walter Feldman, Secretário Municipal de Esportes.

Após nove dias de confrontos em 23 grupos, totalizando 144 partidas, apenas 32 dos 92 times que começaram a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, desde o dia 2 de janeiro, sobreviveram para continuar na segunda etapa da competição. Esta edição da Copinha foi a que reuniu o maior número de participantes em toda a sua história. Foram 92 times, sendo 91 brasileiros e um estrangeiro, o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Disputada desde 1969, o Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo. As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, é um torneio considerado a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.