Judô: Rafaela Ruiz defende o Brasil no tatame e mira no Mundial em Agosto

Em 12 anos de treinamento, 8 foram no Centro Olímpico

Para a volta da serie Pratas da Casa selecionamos a judoca Rafaela Ruiz, a atleta exemplo de dedicação e vontade conquistou uma vaga na Seleção Brasileira e luta pelo ouro no Mundial de Judô 2013.


Quem vê a garota meiga e delicada jamais iria imaginar a sua paixão pela luta. Desde os quatro anos Rafaela treina Judô. “Eu comecei na escolinha, eu era muito espoleta, ai a minha mãe queria que eu gastasse todas as minhas energias e voltasse pra casa calminha, boazinha”. Aos oito anos, a pequena atleta viu a oportunidade de continuar no judô pelo Centro Olímpico, com a ajuda dos professores o que era um hobby virou profissão. “Foi muito natural, foi automático, você começa a ir aos campeonatos, começa a treinar mais sério, ai você começa a levar isso como parte do trabalho”.

Rafaela já ganhou tantos títulos que mal consegue recordar, mas conta que o campeonato mais marcante foi a seletiva para o Circuito Europeu, onde conquistou a vaga para a seleção brasileira de base sub-18. “O momento mais marcante foi ganhar essa seletiva, quando eu fui campeã, saber que eu tinha ganho com mais pontos. Foi o momento mais importante pra mim, foi quando eu vi que tudo valeu a pena, todos os treinos que eu sofri, perder peso, ficar sem comer um monte de coisas que eu gostava, ficar sem sair”. Já pela seleção, a atleta disputou o campeonato Sul americano. “. Foi um orgulho, uma honra. Você entrar no tatame com o nome do Brasil nas costas. Dá um pouco de pressão, um pouco de nervoso, mas a gente vai se acostumando”.

Mesmo com bons resultados a atleta acredita que tem muito a aprender, após os treinos diários de judô ela ainda pratica jiu jitsu e ao chegar em casa ainda faz alguns exercícios como correr, pular corda e abdominais. “Eu acho que eu tenho muito a aprender ainda, acho que eu não cheguei na metade de onde eu quero. Eu sempre falo, eu tenho minha cabeça sempre aberta para aprender e pra ouvir o que os outros tem a me dizer para fazer melhor”. Para aguentar esta rotina Rafaela conta com o apoio dos pais, amigos e namorado. “Meus pais me apoiam demais, eles deixam de fazer varias coisas para me acompanhar. A maioria dos meus amigos são daqui do judô, eles entendem mais e os amigos de fora entendem também, me apoiam bastante”. A atleta conheceu o namorado pelo judô, mesmo estando longe por conta do clube que ele treina, o namorado se mostra presente. “Ele ta firme, me da um super apoio. É bom porque ele é um pouco mais velho então tudo que ele aprende ele me passa”.

Rafaela conta que é um pouco difícil o começo de uma carreira esportiva. “Você não está acostumada a se cansar tanto, a largar de sair com os amigos, comer tudo que gosta, até tirar notas que você não esta acostumada, porque não consegue estudar tanto quanto você estudava”. Mas isso não impediu que a nossa garota prodígio se apaixonasse pelo judô. “Eu gosto de tudo no judô, ele é maravilhoso. Desde a hora que entra no tatame, pela disciplina até a hora que você sai do tatame com o alivio de que você fez tudo que você podia fazer no treino”. E até recomenda a arte marcial às pessoas que tem interesse. “Vale muito a pena, a pessoa vai entrar no tatame e vai se apaixonar. É Difícil treinar? É muito difícil treinar judô, cansa muito, é muito dolorido, acho que é o esporte que mais dói, o que mais se desgasta., mas vale muito a pena depois”.

Refletindo um pouco sobre toda a sua trajetória, o caminho traçado dos 4 aos 16 anos e todas as conquistas, Rafaela se sente motivada, acredita que pode, e vai, muito longe. “Nunca imaginei que iria chegar onde estou em tão pouco tempo, mas achei que algum dia todo o meus esforço ia valer a pena. As coisas vão acontecendo e você pensa ‘nossa, aconteceu’. Quero conquistar o Campeonato Mundial em agosto, que vai acontecer em Miami. E mais tarde quero levar uma medalha Olímpica pra casa.”

 

Texto e Foto: Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!