Anos 80


Estabelecido como a principal casa do futebol na cidade de São Paulo, o Pacaembu também ganhou notoriedade nos anos 80 por eventos que envolveram outras modalidades esportivas e, especialmente, pelos espetáculos musicais lá realizados.

A segunda grande reforma do Complexo do Pacaembu ocorreu no início de 1983. O motivo foi a péssima condição em que se encontravam todas as dependências do estádio.

Em um ano foram realizadas melhorias como a recuperação da estrutura de concreto das arquibancadas, marquises e passarelas, reforma geral dos bancos do setor das numeradas, reparos do piso e das paredes dos banheiros, adequação das instalações elétricas, entre outras.

No dia 27 de abril de 1984, o Pacaembu foi reaberto na comemoração do seu aniversário de 44 anos. Na ocasião, a pintura do estádio foi feita de modo a ficar igual àquela utilizada em 1940.


Palco de espetáculos musicais e grandes eventos

No final da década, o tradicional Estádio ganhou ares de modernidade. Assim como já acontecia com outras praças esportivas, o Pacaembu começou a receber shows, desfiles, exibições esportivas variadas e uma série de outros eventos.

Em 1988, a cantora Tina Turner foi a primeira grande atração da fase musical do Pacaembu, depois de acertar a inclusão do Brasil na lista de países por onde passaria sua turnê.

Mas não foi apenas com as atrações musicais que o estádio ganhou destaque no final da década de 1980. Campeonatos de modalidades esportivas diferentes, como o Supercross, também ajudaram a abrilhantar o Complexo. Era a entrada definitiva do Pacaembu na relação de cartões-postais da cidade de São Paulo.

 VOLTAR