Anos 70

Após sua primeira grande reforma, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho se tornou um dos mais utilizados do Brasil; Período estreitou a relação entre o Pacaembu e um dos clubes mais populares do país.

Em 1970, a Seleção Brasileira conquistava o tricampeonato mundial no México consagrando o futebol brasileiro em terras estrangeiras.

Inúmeras partidas de futebol marcaram a época no Pacaembu. Apesar de possuir um estádio próprio, o Sport Clube Corinthians Paulista optou por deixar de lado o Parque São Jorge e adotar o local como sua casa.

Essa prática tornou-se necessária, pois foi no período de maior jejum de títulos em sua história que a torcida alvinegra mais cresceu. Com isso, a velha e saudosa "Fazendinha" seria insuficiente para abrigar os jogos do Timão.


Rivelino marca época e Pelé se despede do Pacaembu

Além de Pelé, jogadores como Falcão, Ademir da Guia e Roberto Rivellino fizeram grandes apresentações no Pacaembu. Rivellino, inclusive, foi o responsável por outro dado curioso. Muito antes de Bebeto na Copa de 94, em 30 de Outubro de 1971, nasceu a comemoração do nana-nenê. No empate em 1 a 1 entre Santos e Corinthians, Rivellino dedicou o seu gol, marcado no último minuto da partida, à filha Roberta.

Em 3 de setembro de 1972, a final do Campeonato Paulista de Futebol seria decidida no Estádio Paulo Machado de Carvalho. São Paulo e Palmeiras empataram sem gols e o título foi comemorado pela equipe alviverde, campeã invicta da competição.

No dia 29 de setembro de 74 o Rei do futebol disputaria o seu último jogo no Pacaembu. A partida foi entre Corinthians e Santos e, diferente do habitual na história do clássico no local, o placar foi de 1 a 0 para o Timão. Encerrava-se a passagem de um ídolo, pelo gramado onde balançou a rede 115 vezes em 119 jogos disputados.

Em partida realizada no dia 9 de outubro do mesmo ano, o Pacaembu recebeu a partida mais importante da ultima rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista.

A vitória por 1 a 0 foi o suficiente para que o Estádio Municipal presenciasse uma noite de festa, como a muito tempo não se via no estádio brasileiro que mais recebeu partidas naquele ano, com mais de 100 jogos realizados.

 VOLTAR