Anos 50


Dez anos depois de sua inauguração, o Pacaembu recebeu o maior evento do futebol mundial. Seis partidas da Copa do Mundo de 50 foram disputadas no Estádio Municipal.

A Europa vivia um momento de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial e, por isso, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) escolheu um país sul-americano - o Brasil, para sediar a quarta edição de seu principal campeonato.

A Copa do Mundo de 1950 contou com a participação de 13 países e seis cidades brasileiras foram escolhidas para receber as partidas - São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife.

No Estádio do Pacaembu aconteceram os seguintes jogos: Brasil 2x2 Suíça, Suécia 3x2 Itália, Itália 2x0 Paraguai, Uruguai 2x2 Espanha, Uruguai 3x2 Suécia e Suécia 3x1 Espanha.


Estádio vive marco para a cobertura esportiva no país

Na década de 50 o Pacaembu recebeu inúmeras lutas do pugilista Eder Jofre, que já se consagrava campeão do boxe amador na categoria peso-mosca. Além disso, o estádio receberia partidas do Torneio Rio-São Paulo, na época o principal campeonato do país.

Em 1952, o jornalista Ary Silva comentou a primeira transmissão de uma partida pela televisão, direto do gramado do Pacaembu.

Pela pista de atletismo do Complexo, passou o atleta Emil Zatopeck, que mais tarde ficaria conhecido como a locomotiva humana por sua excepcional performance nas Olimpíadas de 1952. Na mesma época, Adhemar Ferreira da Silva dava seus primeiros saltos-triplos no Pacaembu, saltos que o tornariam depois, o único atleta brasileiro com duas medalhas de ouro olímpicas.


Charles Miller recebe homenagem e Pelé estréia no Pacaembu

Em 54, através da Lei Municipal 4.489, a Grande Praça em frente ao estádio passou a se chamar "Charles Miller", em homenagem ao homem que introduziu a modalidade, vinda da Inglaterra, em nosso país.

No início de 1955 Luizinho, o pequeno camisa 8 do Corinthians, levava o alvinegro à conquista do título do IV Centenário com o empate em 1 a 1 contra o rival Palmeiras, no Pacaembu.

Três anos depois, em 26 de abril de 1957, na partida entre Santos e Palmeiras, Pelé jogou pela primeira vez no estádio municipal, já mostrando toda a habilidade que o consagraria no ano seguinte. A Copa da Suécia, em 1958, chegou para trazer a primeira conquista mundial para a Seleção brasileira de futebol e unir para sempre o nome de Paulo Machado de Carvalho ao Estádio da Municipalidade.

 VOLTAR