2000-2020

Quase octagenário, o estádio recebe vitórias inéditas e passa por uma série de reformas

A primeira grande final de futebol disputada no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho nos anos 2000 foi a da Copa Libertadores da América, em 2002. Na ocasião, uma grande surpresa: o recém-criado São Caetano desbancou uma porção de favoritos e alcançou a decisão, na qual enfrentou o Olímpia. Na disputa de pênaltis, título para a equipe paraguaia.

Já em 2004, o futebol paulista se surpreendeu com a segunda decisão "caipira" da história do campeonato estadual. Dessa vez, as equipes que derrotaram os grandes foram o São Caetano e o Paulista de Jundiaí. Os dois jogos finais aconteceram no Pacaembu e o Azulão se consagrou pela primeira vez como vencedor do Paulistão.

Em 2012, o Pacaembu é o local em que o Corinthians celebra seu primeiro título da Copa Libertadores da América, vencendo o Boca Juniors por 2 a 0 no dia 04 de julho.

Ginásio, gramado e piscina são reformados; futuro é discutido em chamamento público

Em 2004 São Paulo ganhou outro belo presente. Após longa reforma, o Ginásio do Pacaembu foi reinaugurado, contando agora com arquibancadas para quatro mil pessoas e quadra poliesportiva apta a receber basquete, futsal, handebol, vôlei, ginástica, e, até mesmo, modalidades mais peculiares, como skate, streetball e truco.

Em 2007, deu-se início a uma série de reformas, com destaque para a alteração realizada no gramado do campo de futebol, com a introdução da grama "bermuda", sempre com o intuito de deixar o espetáculo mais atraente. O ano de 2015 vê a piscina receber a maior reforma de sua história, com reestruturação total do complexo aquático.

No ano de 2014, com a inauguração da Arena Corinthians, em Itaquera e a conseqüente diminuição de partidas profissonais de futebol a cidade começa a discutir o futuro do Pacaembu. Em 2015, a Prefeitura apresenta um chamamento público em busca de propostas para parcerias com a iniciativa privada que viabilizem a modernização do Estádio.