ESTRUTURA

Um grande estádio de futebol

O estádio Dr. Paulo Machado de Carvalho tem 75.598 metros quadrados e capacidade atual para 40.199 pessoas sentadas e demarcadas cumprindo as normas do estatuto do torcedor da Federação Paulista de Futebol.

Para o acesso do torcedor, funcionam 23 portões, facilitando a entrada e a saída do público. Seis torres de iluminação com 126 refletores iluminam o gramado nos jogos noturnos.

Os torcedores têm a disposição 22 sanitários espalhados nas arquibancadas superiores, em volta do gramado e no Tobogã, além de 24 bares.

Os vestiários do Pacaembu também são amplos. São dois para os times e um para o trio de arbitragem. No mesmo ambiente localizam-se as salas de imprensa e do serviço médico.

O estádio conta com um aparato de apoio, principalmente em dias de jogos ou de eventos culturais, que inclui posto de segurança, enfermaria, juizado de menores e vestiários para o policiamento.

Completam a estrutura de serviço do estádio o sistema de som e o placar eletrônico.

O Pacaembu não é só futebol. O estádio também possui um  ginásio poliesportivo coberto, uma piscina olímpica aquecida, uma quadra de futsal descoberta e uma pista de Cooper de 860m. Possui também o complexo de tênis com uma quadra de piso rápido e uma quadra de saibro coberta, além de abrigar o pavilhão do tênis, construído com a ajuda de imigrantes italianos. O espaço guarda a estátua da tenista Maria Esther Bueno,  tri-campeã em Wimbledon.

Outro ponto muito utilizado nos dias de jogos e em eventos é o salão nobre de 200 metros quadrados, que até hoje guarda suas características arquitetônicas originais.

Fotos: Francisco Pinheiro