Que tal aproveitar as férias escolares para iniciar atividade física com a família?

Todos os 46 Centros Esportivos Municipais possuem diversas atividades gratuitas e funcionam normalmente nas férias escolares

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), tem em seus 46 equipamentos atividades contínuas durante todo o ano e esporte para todas as idades. No período de férias, os Centros Esportivos (C.E.) funcionam com aulas regulares do programa Clube Escola, com exceção das modalidades aquáticas, como a natação e hidroginástica, que retomam em setembro por conta do inverno. São cerca de 300 atividades e para participar, basta levar ao local de sua preferência o seu RG, duas fotos 3x4, comprovante de residência e fazer a sua carteirinha. Também é necessário verificar se a modalidade e horário que deseja têm disponibilidade. A lista completa de atividades e locais está em https://goo.gl/AEHy6o

Centros Esportivos Zona Leste

A região da Zona Leste conta com 13 equipamentos nos bairros:Tatuapé, Jardim Matarazzo, Cidade Tiradentes, Arthur Alvim, Mooca, Sapopemba, entre outros, contam com aulas e atividades diversas para todos os gostos, idades e preferências. Basquete, caminhada, condicionamento físico, dança cigana, futsal, ginástica geral, hidroginástica, natação, iniciação esportiva, karatê, pilates, ritmos, yoga, capoeira, patinação, ginástica geral, alongamento, ginástica, vôlei, boxe, futebol, ginástica artística, tênis de mesa, judô, vôlei adaptado, balé adulto e infantil, jazz e musculação.

Centros Esportivos Zona Oeste

A zona oeste conta com sete Centros Esportivos. Nesta região da cidade, as atividades disponíveis são capoeira, hidroginástica, natação, caminhada, balé, basquete, boxe, capoeira, dança de salão, futsal, futebol, ginástica, handebol, jiu-jitsu, judô, kung fu, mat pilates, música, vôlei, yoga, zumba, esgrima, vôlei adaptado, lian gong, tai chi chuan, golfe, tênis de mesa, treino funcional, ginástica geral e karatê.

 

 Centros Esportivos no Centro

O centro de São Paulo também conta sete Centros Esportivos entre eles os estádios Municipais Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e o Mie Nishi (Bom Retiro), que dispõe de modalidades como beisebol e gateball. Além disso, os demais centros contam com ginástica geral, alongamento, balé, alongamento, caminhada, futsal, ginástica, ginástica alongamento, ginástica artística, ginástica localizada, iniciação esportiva (atletismo), hidroginástica, jazz, natação, vôlei, caminhada, capoeira, condicionamento físico, ginástica para terceira idade, iniciação esportiva, karatê, artes plásticas, tai chi chuan, avaliação física, ginástica, condicionamento físico, pilates, treinamento aeróbio, yoga, futebol de campo (de 6 a 15 anos) e golfe. Já o Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro, não possui aulas próprias do programa Clube Escola, mas dispõe de estrutura para a prática de esportes radicais com uso liberado e possui espaços para prática de le parkour e slackline, minipista de skate, parque de street e três pistas de pump track - com banks e bowl.

Centros Esportivos Zona Norte

A Zona Norte conta com nove equipamentos e dispõe de basquete, dança artística, futebol de campo, futsal, ginástica para terceira idade, hidroginástica, pilates, ginástica geral, tênis de mesa, alongamento, natação, natação para crianças, capoeira, ginástica rítmica, jiu jitsu, judô, pilates, teatro, zumba, ginástica localizada, handebol, jump, mat pilates, yoga, ginástica funcional, karatê, kung fu, vôlei, zumba fitness, balé, ritmos, caminhada, condicionamento físico, ginástica, musculação e vôlei adaptado.

 

Centros Esportivos Zona Sul

Por fim, a Zona Sul conta com outros 13 equipamentos. No entanto, quatro deles possuem características diferentes de uso. O Parque das Bicicletas conta com estrutura para andar de bike e patins, além de ser muito utilizado para a corridinha diária de um público fiel. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é o local onde a Secretaria oferece toda a estrutura para o esporte de alto rendimento nas categorias de base. O Centro Esportivo Náutico Guarapiranga possui estrutura de lazer com diversas piscinas, quadras, quiosques e área náutica. O Balneário Princesa Isabel, na Vila Carioca, possui características semelhantes, dispondo igualmente de piscinas, quadras e cancha de bocha.

As atividades disponíveis na região Sul são badminton, futebol society, ginástica geral, ginástica artística, hidroginástica, natação, vôlei, vôlei adaptado, patinação, dança, judô, yoga, alongamento, caminhada, avaliação física, ginástica funcional, futsal infantil, musculação, jogos de salão, ginástica, iniciação esportiva, futsal, localizada, pilates, recreação, balé, futebol, basquete, capoeira, dança de salão, ginástica fitness, handebol, jiu-jitsu, karatê, boxe chinês, kung fu, kickboxing, muay thai, zouk (balada francesa), zumba/sertanejo, ginástica para idosos, pintura, aulas de espanhol, meditação, esgrima, aulas de inglês, crossminton e tai chi chuan, além de aeromodelismo, automodelismo de fenda, ferreomodelismo, nautimodelismo, plastimodelismo (todas são atividades independentes dentro do Modelódromo).

Aulas de Vela e Esgrima

Destacam-se, ainda, o programa Veleja SP, parceria da Secretaria com o Yatch Club, Itaú-Unibanco e escola Dick Sail; a Escola Pública de Esgrima, o Touché, realizado no Centro Esportivo Pelezão com apoio do Sindi-Clube; e Polo de Incentivo ao Basquete 3x3 (PIB), parceria com a Federação Paulista de Basketball (FPB). 

A Escola Municipal de Vela (Veleja SP) é voltada a crianças e jovens de 10 a 18 anos. As aulas são gratuitas e no curso intensivo de férias do Veleja SP, que acontece na represa da Guarapiranga, as aulas têm duração de quatro dias, das 8h às 11h ou durante a tarde, das 14h às 17h. São 160 vagas e as inscrições podem ser feitas através do telefone (11) 5543-1345 ou pelo e-mail escoladicksail@uol.com.br enquanto as vagas estiverem disponíveis.

O Projeto Touche- Escola Municipal de Esgrima,mantém o curso regular durante o ano. Os alunos são divididos por idade em quatro turmas: duas com crianças de 9 a 11 anos e duas de 12 a 14 anos. As aulas são as terças e quintas, nos dois períodos. O projeto conta com instrutores e estagiários da modalidade cedidos pelo Esporte Clube Pinheiros (ECP), Club Athletico Paulistano (CAP) e da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, três das maiores potências esportivas da esgrima em São Paulo. As inscrições devem ser feitas diretamente na sala de esgrima do Pelezão.

Já o Polo de Incentivo de Basquete 3X3, o PIB lançado recentemente pela SEME, recebe inscrições diretamente em sete Centros Esportivos e está em fase de implantação com treinamento de profissionais e adequação de espaços. Os endereços e telefones dos locais que contarão com o PIB 3x3 são:

CE IBIRAPUERA
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino
Fone: (11) 3396-6495 / 3396-6496 / 5549-5691
CE VILA GUARANI
Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
Fone: (11) 5012-0150
CE SANTO AMARO
Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Fone: (11) 5687-6340
CE TIETÊ
Avenida Santos Dumont, 843 – Luz
Fone: (11) 3227-8652
CE SÃO MATEUS
Avenida Satélite, 756 – Cidade Satélite Santa Barbara
Fone: (11) 2919-2653
CE JOSÉ BONIFÁCIO
Rua Ana Perena, 110 – COHAB 2
Fone: (11) 2521-3513
CE VILA MARIA
Praça Jânio da Silva Quadros, 150 – Vila Maria
Fone: (11) 5574-8760

Informações no Centro Olímpico:

CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA (COTP)
Av. Ibirapuera, 1315 – Vila Clementino
Fone: (11) 3396-6421 (Kátia)

Corrida de Rua

E se mesmo assim, com todas essas possibilidades à disposição no mês de Julho, a sua procura de lazer e esporte for por corrida de rua, que tal participar de uma prova gratuita promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer?

No dia 22, a Zona Norte recebe a etapa da Vila Maria, no Parque do Trote, do Circuito Caixa da Cidadania 2018. Tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo em 2012, onde era o antigo Club Hípico, o parque ocupa uma área de 187 mil metros quadrados. As inscrições estarão abertas a partir das 11h desta quinta-feira (12), através do site http://www.circuitodacidadaniaseme.com.br/.

 

Texto: Thiago Oliveira
Fotos: Divulgação SEME