Ciências da Saúde

Portal de Revistas em Ciências da Saúde – Organizado em forma de catálogo, o Portal de Revistas Científicas oferece informações sobre: a descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico; as coleções de bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo SeCS e com o SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos. Escolher o item 'Outros - Medicina Esportiva'

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência de Tecnologia - IBICT – Entre os serviços e produtos oferecidos pelo IBICT, está a BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertação, que é uma base de dados multidisciplinar de teses e dissertações, algumas com texto completo, outras não.

Scientific Electronic Library Online - Scielo – É uma base de dados de artigos de periódicos científicos, com texto completo. Os artigos estão disponibilizados também em pdf, para que o pesquisador possa verificar a formatação original dos mesmos.

Literatura Internacional em Ciências da Saúde - MEDLINE – É uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal. Disponível em Português, Espanhol e Inglês

Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS – É uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 350 mil registros, e outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

Adolec - Saúde na Adolescência – É uma base de dados bibliográfica contendo citações relativas a Adolescência, a qual tem por objetivo subsidiar o projeto da OPAS coordenado pelo Programa de Saúde Materno-Infantil. O projeto prevê a criação de uma sub-rede na região Latino-Americana, a qual se encarrega da coleta e processamento de informações pertinentes ao tema, mantendo esta base de dados constantemente atualizada. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe – É uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe - Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS - Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta paises da América Latina e do Caribe. A informação contida nesta base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Indice Legislativo Latino-americano mantido pela Divisão de Direito Hisponico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

MedCarib - Literatura do Caribe em Ciências da Saúde – É uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciências da Saúde gerada principalmente nos países do Caribe de língua inglesa. Produzida pela Rede Caribenha e coordenada pelo Centro Coodenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston - Jamaica. Indexa documentos tais como livros, capítulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o século 18 até a presente data. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde – É uma base de dados que contém referências bibliográficas e resumos do acervo da Biblioteca da sede da Organização Pan-americana da Saúde em Washington, D.C., USA. Abrange a documentação sobre temas em Saúde indexada pela Biblioteca, que atende principalmente aos funcionários da OPAS e aos consultores radicados em Washington, as Representações da OPAS nos países e aos Centros Pan-americanos. Seu atendimento abrange também o público em geral por ser fonte de referência sobre o trabalho da Organização e conter literatura sobre temas de saúde da América Latina e Caribe. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

WHOLIS - Sistemas de Informação da OMS – É uma base de dados bibliográfica que contém publicações da sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Representações Regionais, artigos de periódicos, documentos técnicos e políticos, e publicações da OMS em colaboração com outros editores e organizações internacionais. Disponível em Português, Espanhol e Inglês.

NUTESES - Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial – É um centro de informação automatizado voltado para a produção científica, desenvolvida por intermédio dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial, no Brasil e no exterior. Criado em 1994, com o objetivo de resgatar, reunir, sistematizar, analisar, difundir e assegurar o acesso às informações referentes à produção científica, dissertações e teses, da área de Educação Física, Esportes, Educação e Educação Especial, desenvolvida por intermédio dos cursos de pós-graduação, específicos da área ou de áreas afins, no Brasil e exterior.

SIBRADID - Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva – É uma rede de informações cuja Unidade Central, está sediada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O objetivo da Unidade Central é prestar serviços e fornecer produtos de informação em Ciências do Esporte, Educação Física e áreas afins à comunidade e aos demais setores da sociedade, promovendo e disseminando o uso das informações contidas nas Bases de Dados do Sistema, possibilitando a prestação de serviços de acesso a documentos por meio da COMUTação Bibliográfica.

Biblioteca Virtual de Engenharia Biomédica – Oferece a possibilidade de acesso à informação a partir das categorias disponíveis - Artigos e outros Textos, Empresas, Eventos , Periódicos , Instituições de Ensino e Pesquisa , Programas de Pós - Graduação, Bibliotecas e Sistemas de Informação, Entidades (Associções Científicas, Fundações e ONGs), Pesquisadores, Projetos e Programas de Pesquisa - ou por meio de consulta por palavras-chaves no mecanismo de busca disponibilizado em sua homepage.